Memória Titulo Memória
Para reconstruir o velho ginásio
Ademir Medici
10/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Na segunda-feira, quando apresentamos os personagens das Semanas Mauá e Diadema 2014, fizemos uma brincadeira com os leitores mauaenses: que terreno era aquele em que João Sérgio Rimazza foi fotografado? Hoje, a resposta: são os fundos da Praça Teotônio Vilela, que todos na cidade conhecem mais como Praça da Paineira.

Junto ao terreno funcionou, por décadas, o Ginásio Estadual Visconde de Mauá, ao lado da paineira da Avenida Barão de Mauá – prédio antigo infelizmente demolido.

No ponto exato em que a escola funcionava é impossível reconstruir a réplica do prédio, pois vários outros equipamentos foram ali instalados e teriam que ser sacrificados – o que é sempre doloroso. Mas neste terreno existe espaço suficiente para a reconstrução da escola.

Deve haver no arquivo da Prefeitura de Mauá algum processo a respeito. Não custa nada descobri-lo. E pôr mãos às obras. Afinal, a história da Educação de Mauá passa por aquele prédio, que tem capítulo no nosso livro De Pilar a Mauá.

Ginásio Estadual Visconde de Mauá

Rimazza, o nosso guia na cidade neste ano, pertenceu à turma que se formou em 1964. Foi a turma do primeiro jornal estudantil de Mauá, denominado Papagaio.

Alunos e professores do também primeiro ginásio de Mauá realizaram festas memoráveis, entre elas a 1ª Festa da Cerveja. Outros eventos:

O primeiro baile de formatura realizado fora de Mauá, neste caso, no Palácio de Mármore, como era conhecido o salão do Moinho São Jorge, em Santo André.

Torneios esportivos. Rimazza integrou equipes que foram campeãs várias vezes. Dois casos: Torneiro Tiradentes e Torneio Independência. Ele guarda as medalhas até hoje.

Matrículas abertas

Quem conferir a foto que publicamos segunda-feira, na abertura da Semana Diadema 2014, observará que nem todos os alunos da EJA Cândido Portinari estão retratados. Naquela noite, choveu forte sobre a cidade e região. Talvez por isso nem todos os alunos puderam comparecer. Ali estão matriculados 22 alunos, entre eles José Belandes, aqui retratado.

As aulas estão terminando. Vêm as férias da virada do ano. As aulas de 2015 começarão em 5 de fevereiro. Moradores do entorno da Emeb Cândido Portinari que não concluíram o Ensino Fundamental 1 (1ª a 4ª series) serão recebidos de braços abertos. Telefone da escola: 4066.5534)

José Belandes Gomes Faustino

Naturalidade – Estado do Ceará, 1º-7-1973.

Pais – Joaquim José Faustino e Francisca Gomes Faustino

História de vida – “Vim para Diadema em 1996, para morar com um tio. Vim a trabalho. Aprendi coisas boas na Emeb Candido Portinari como ler, escrever e fazer as contas.”

Diário há 30 anos

Patrimônio – O volume Bens Culturais Arquitetônicos no Município e na Região Metropolitana de São Paulo é lançado no Centro Cultural, à Rua Vergueiro. Idealizado por técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento e da Emplasa, o volume contempla vários bens do Grande ABC:

- Capela Nossa Senhora do Pilar, Ribeirão Pires

- Calçada do Lorena, entre Riacho Grande e Cubatão

- Monumentos da Serra do Mar

- Vila Ferroviária de Paranapiacaba.

Arquitetura – Arquiteto Jorge Bomfim, de Santo André, recebe o prêmio Profissional Emérito, conferido pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos do ABC.

Ela & Ele (Solange) – Modelagem ampla e muita cor dominam a moda de verão 84/85.

Santos do dia

- Senhora de Loreto. Padroeira dos Aviadores. Diz a tradição que a santa casa de Nazaré foi transferida para a Itália em 1294, chegando à cidade de Loreto em 10 de dezembro daquele ano.

- Gemelo

- Gregório III

- Melquíades. Foi papa. Faleceu em Roma, no ano 314.

Em 10 de dezembro de...

1914 – A guerra. Da manchete do Estadão: três cruzadores alemães postos a pique pela esquadrilha britânica.

1949 – Planta com essa data assinala a existência da Vila Marina, em Santo André, já com a denominação de várias ruas com nomes de flores: das Rosas, das Orquídeas, das Azaléas, das Violetas, das Camélias e das Hortências.

2009 – Inaugurado o Banco do Povo Paulista em Santo André.

Hoje

- Dia Internacional dos Direitos Humanos

- Dia do Palhaço




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;