Cultura & Lazer Titulo
Maurício de Sousa comemora nesta quinta-feira 70 anos
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
27/10/2005 | 08:49
Compartilhar notícia


Hoje, os dentões da Mônica são só sorrisos, o coelhinho Sansão não deve ser jogado em ninguém, a fatia de melancia da Magali está mais suculenta do que de costume e, se bobear, até o Cascão vai tomar banho. Isso porque é dia de aniversário de Mauricio de Sousa, o mais importante autor brasileiro de histórias em quadrinhos e empresário de sucesso que chega aos 70 anos. O autor recebe convidados para um café da manhã no Parque da Mônica, instalado no Shopping Eldorado, em São Paulo.

Nascido em Santa Isabel (SP), com poucos meses de vida Mauricio mudou-se com a família para Mogi das Cruzes, cidade vizinha onde passou parte da infância. Interessado em atuar como desenhista profissional, veio para São Paulo tentar a sorte. O que conseguiu foi uma vaga de repórter policial na Folha da Manhã (hoje Folha de S.Paulo), onde trabalhou por cinco anos.

Em 1959, Mauricio ofereceu uma série de tiras (do cãozinho Bidu e seu dono Franjinha) ao jornal e o material foi aceito. De lá para cá, ele criou cerca de 200 personagens. A revista da Mônica saiu em 1970, com tiragem de 200 mil exemplares. Em seguida vieram as revistas Cebolinha, Chico Bento, Cascão e Magali, entre outras.

O sonho do então menino do interior de ser um desenhista de sucesso tornou-se com o tempo não só realidade, mas também um grande negócio. Os personagens emprestam sua imagem a um sem-número de produtos, de brinquedos a alimentos.

No portal da Turma da Mônica na internet, o www.monica.com.br, consta que "as revistas vendem-se aos milhões" e "o licenciamento é o mais poderoso do país". Assim, a Mauricio de Sousa Produções continua a todo vapor, com centenas de funcionários, equipe que dá vida aos personagens e às idéias do artista.

A festa para Mauricio continua ainda com o gibi da Mônica nº 232, intitulado Mauricio, Feliz Aniversário e que acaba de sair. Na história, os personagens fazem uma festa surpresa para o desenhista. Horácio, Piteco, Louco, Do Contra, Tina e Capitão Feio são alguns dos personagens que aparecem no gibi.

Na seção Quadrinhos do caderno Cultura&Lazer do Diário, os personagens de Mauricio de Sousa marcam presença diariamente (tiras da Turma da Mônica, de Os Souza e de Chico Bento).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;