Setecidades Titulo
Passarela vira reduto de assaltantes
Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC
21/03/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Uma passarela que liga o bairro Jardim ao Centro de Santo André virou reduto de assaltantes. Pedestres que passam por lá se tornaram presas fáceis e motivaram a confecção de cartazes alertando aos usuários contra os crimes.

 “Perigo! Você está entrando na passarela onde acontecem assaltos diariamente. Fique atento! Se for necessário, use sua arma. O grito de socorro!”, diz o texto dos cartazes.

 A passarela em questão vai da Rua Padre Anchieta, no Bairro Jardim, até perto da entrada da Escola Estadual Américo Brasiliense, na região central do município.

 De acordo com o coordenador M.M., representante da empresa de telemarketing CSU Cardsystem, localizada entre as ruas Catequese e Padre Anchieta, somente neste ano dez funcionários foram vítimas de roubos.

 “Não suportamos mais essa situação. Quase todo dia tem um empregado nosso, principalmente mulher, que é roubado no meio ou nas extremidades da passarela. O quadro é tão grave que afeta também o nosso trabalho, pois já tivemos casos de funcionários feridos, com dedos ou braços quebrados, ficando afastados do serviço por alguns dias”, contou o coordenador.

 A empresa já enviou, neste ano, dois ofícios ao 10º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo patrulhamento da área, solicitando providências.

 “Eles nos atendem bem, mas providências concretas ainda não foram tomadas. Queremos mais policiamento no local e que a segurança seja mantida”, contou M..

 Dois dias após o Carnaval, o analista de Recursos Humanos T.B., 24 anos, presenciou um roubo na passarela.

 “Eu estava dentro do trólebus quando vi um rapaz roubar a bolsa de uma mulher. Desci do ônibus e telefonei para o 190. Os policiais o prenderam, mas tiveram de soltar porque a bolsa não estava mais com ele e a vítima tinha ido embora”, relatou o analista.

 Funcionários de estacionamentos na região da passarela dizem que praticamente todos os dias ocorrem crimes no local.

 “Anteontem mesmo quebraram o dedo de uma garota após roubarem o celular. Ela entrou chorando no estacionamento pedindo ajuda. A polícia precisa agir na área”, afirmou um empregado.

 Segundo os funcionários do entorno da passarela, os ladrões agem no final da escada ou no meio da passagem. “Eles observam a movimentação e escolhem principalmente mulheres e idosos”, contou um manobrista.

 O tenente Mauricio Kupstaite, relações públicas do 10º Batalhão, argumentou, por meio de nota, que as providências foram tomadas após o recebimento dos ofícios e uma pessoa foi presa no último dia 7 perto da passarela.

 O tenente afirmou que o local não tem índices grandes de ocorrências, mas mesmo assim o policiamento foi intensificado. Disse também que não é possível colocar uma viatura perto da passarela “em razão da demanda e outras prioridades”. A Prefeitura informou que a obrigação da Guarda Municipal é cuidar dos prédios públicos e que o policiamento da passarela é de responsabilidade da PM.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;