Memória Titulo São Bernardo
Os 50 anos do charuteiro da Marechal
Ademir Medici
11/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Os 50 anos do charuteiro da Marechal

 

“O rapé está de volta. Usado há séculos por índios e nobres europeus, o tabaco que faz espirrar é vendido em latinhas e tem vários sabores.”

Cf. Roberta Salomone, Agência Globo, 11-1-2015.

 

Em 11 de agosto de 1967 – exato meio século atrás – o ex-metalúrgico Dalcyr Poiani inaugurava uma tabacaria na entrada do bar localizado no fim da Rua Marechal Deodoro, em São Bernardo, no número 2.647. Ele permanece no ponto até hoje.

O espaço é o mesmo, à direita de quem entra no atual RC Bar e Restaurante. Mas a paisagem mudou ao redor:

A vizinha Brastemp deu lugar a uma unidade da norte-americana Walmart.

Os ônibus da Expresso São Bernardo e Viação ABC já não fazem ponto em frente.

O tradicional Colégio Comercial Cacique Tibiriçá teve suas instalações demolidas, abrindo espaço a um estacionamento de veículos.

E Dalcyr Poiani na sua tabacaria. Já não expõe fumo em rolo, mas o produto é procurado e vem cortado do fornecedor, para facilitar o cliente nesses tempos em que todos têm pressa. O que mais sai na tabacaria é o rapé, fumo em pó para inalar, melhor apreciado quando misturado a essências do tipo cravo, mentol, eucalipto.

“Toda semana renovo o estoque do rapé”, explica Dalcyr. Ele tem consciência dos males do fumo. Constrangido, diz que não foi ele quem inventou. E conta que muitas donas de casa adquirem o fumo para acabar com pragas nos canteiros de verduras e legumes.

 

O TRABALHADOR

Dalcyr Poiani nasceu em Catanduva, Interior de São Paulo, em 12 de maio de 1937. Chegou a São Bernardo em 16 de setembro de 1949. Até 1961 trabalhou em fábricas de móveis. Foi auxiliar em vários setores, como lustração e marcenaria.

Tornou-se entalhador, ofício nobre, praticamente extinto agora em que vale são as linhas retas.

Poiani assistiu à transformação da cidade. A São Bernardo dos móveis virou a São Bernardo dos automóveis. Ingressou na Volkswagen em 1962 e permaneceu na firma até 1967. Faltou um dia para completar cinco anos de trabalho na montadora.

Trabalhava como operador de máquinas. Dispensado, montou a tabacaria ou charutaria. Cinquenta anos de ponto...

 

ROTINA MODIFICADA

Vinham os operários das montadoras e demais empresas. Paravam no bar e na tabacaria. Poucos tinham carro. Seguiam a pé de casa para o trabalho. Nem todas as empresas forneciam condução. Poiani os acompanhava, no fim do expediente, seguindo pela Marechal e cada qual, mais à frente, tomando o rumo do seu bairro.

Aos domingos, o costume de ir até a Vila Pauliceia, à capela junto aos transmissores da Rádio Record, cuja missa das 9h era irradiada pelo comendador Siqueira. Poiani e amigos seguiam de bicicleta.

Hoje os operários têm carro. As novas gerações, mesmo assim, arriscam-se em motos e bicicletas, enfrentando o trânsito da vila que virou metrópole. E Dalcyr Poiani na sua tabacaria.

 

A FAMÍLIA

Poiani é casado com dona Crelia de Oliveira. O casal tem dois filhos, Anderson, que trabalha na Fiesp, e Celso, numa empresa de São Bernardo. Anderson, casado com Vânia Selarin, deu aos pais duas netas, Mariana e Isabela.

A mulher está sempre presente na tabacaria. Neste dia 11 de agosto especial ela dará um abraço e um beijo no marido. E colocará, junto à tabacaria, um banner com os dizeres: “Eureca, consegui – 1967-2017. Meio século depois, estou aqui”.

Coisinhas que intrigam...

O Wilson tem sido visto com uma certa frequência a correr atrás de patos soltos nos prados de Utinga. Quer nos parecer que o Wilson é um bocado grandinho para essas coisas, vocês não acham, colegas? Ademais, ele deve compreender que os caçadores daquelas paragens poderão confundi-lo com um ‘pato selvagem’.

Fonte: O Estudante, órgão dos alunos da Escola Técnica de Comércio de Santo André: ano 1, nº 4, março de 1948. Acervo: Admar Mendes Campos

 

Hoje

Dia da Televisão

Dia do Advogado

Dia do Estudante

Dia do Garçom

Dia Internacional da Logosofia

Dia da Consciência Nacional

Dia Interamericano da Qualidade do Ar – comemorado na segunda sexta-feira de agosto

 

Em 11 de agosto de...

1827 – Criados os dois primeiros cursos jurídicos no Brasil, em São Paulo e Olinda.

1917 – Adoece o vereador Antonio Joaquim de Lima, residente na sede do município, na Vila de São Bernardo.

A guerra. Do noticiário do Estadão: a discussão se o Brasil entraria na guerra. Simpatizante dos aliados, até então o Brasil não fizera nenhuma declaração formal de guerra.

1972 – O Homem de La Mancha estreia no Teatro

Municipal de Santo André, com Paulo Autran, Bibi Ferreira, Antonio Petrin. Na direção, Flavio Rangel. O musical de Dale Wassermann tem letras de Chico Buarque e Rui Gerra. Em cartaz até 27 de agosto. Condephaat tomba os monumentos da Estrada Velha do Mar, entre São Bernardo e Cubatão.

1982 – Associação dos Advogados de Santo André inaugura a Biblioteca Luis Araújo Lima.

 

Santos do Dia

Clara de Assis (Itália, 1194-1253). A crônica católica informa que ela conseguiu ver e ouvir toda a celebração de uma missa sem sair de sua cama. Por ter assistido a uma celebração a distância, em 14 de fevereiro de 1958 o papa Pio XII proclamou oficialmente Santa Clara de Assis como

a padroeira da televisão.

Suzana

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 11 de agosto:

Em Goiás, Itapaci

No Mato Grosso, Nova Bandeirantes

No Rio Grande do Sul, Nova Prata

No Piauí, Pedro II

Em São Paulo, Pereira Barreto e Tatuí

Fonte: IBGE

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;