Memória Titulo Cenário
A Santo André vista da Casa Publicadora em 1939
Ademir Medici
04/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Caro leitor: quando for ao Shopping ABC, em Santo André (antigo Mappin), você estará pisando num espaço intelectual do passado, que foi chão da Casa Publicadora Brasileira, uma empresa que durante quase todo o século 20 vivenciou e respirou o ar do nosso Grande ABC. Veja nas fotos de hoje como era a Casa na primeira metade do século passado.

 

No ar, pela DGABC TV, um filme fascinante da velha Santo André. Corria o ano de 1939. De há muito consolidada na cidade, a Casa Publicadora Brasileira preparava um documentário institucional especialmente idealizado para uma reunião que se realizava entre os diretores da organização em todo o mundo, a cada quatro ou cinco anos, geralmente nos Estados Unidos.

Quem encontrou o filme foi a pesquisadora Maria Claudia Ferreira. Ela dirige um Facebook com imagens históricas de Santo André (‘Santo André ontem e hoje’). E agora as imagens animadas podem ser vistas, na íntegra, no site do Diário: www.dgabc.com.br .

A Casa Publicadora foi uma das primeiras grandes empresas de Santo André. Passou a funcionar aqui em 1907. Uma grande gráfica. Uma editora de livros e revistas ligada à Igreja Adventista.

O vídeo mostra um pouco da área onde estava a Publicadora, com casas e como era a estrutura da empresa. “Ali era uma chácara, chamada Tanque dos Alemães, propriedade de Augusto Nunes Berger, um engenheiro que a vendeu à Casa Publicadora”, explica Claudia Ferreira.

“A Publicadora teve início no Rio de Janeiro. Depois se transferiu para Taquari, no Rio Grande do Sul. Era muito distante, daí a mudança para Santo André, local escolhido estrategicamente, próximo a São Paulo, a caminho de Santos, um lugar sereno, tranquilo, distante da Oliveira Lima e da estação”, relata Claudia.

 

Fala Claudia

 

O vídeo mostra como era a divisão da Casa Publicadora, o seu funcionamento. Onde as pessoas moravam. A casa do gerente.

A escola para os funcionários. E figuras proeminentes, como Augusto Pages e Luiz Waldvogel.

De fato, uma preciosidade. É difícil encontrar filmes desta época sobre Santo André. A Casa Publicadora Brasileira permaneceu em Santo André por 78 anos. Mudou-se para Tatuí, Interior de São Paulo, em 1985.

A editora brasileira está classificada como a maior editora dos adventistas no mundo, em vendas e em produção de materiais.

 

Diário há 30 anos

Terça-feira, 4 de agosto de 1987 – ano 30, edição 6511

Manchete – Descongelamento de preços começa ainda este mês

Rendimento de 8,9% para os poupadores.

Grande ABC – Prefeituras bancam serviços do Estado e da União. As despesas chegam a comprometer em até 10% o Orçamento dos municípios, caso de Diadema.

Editorial – O PT aprendeu logo os vícios da politicalha

Especulação – Salvador Arena, presidente e fundador da Termomecanica, seria candidato a prefeito de São Bernardo pelo PDT...

 

Em 4 de agosto de...

1917 – O atirador Luiz Massaine reorganiza a banda de música da Linha de Tiro de São Bernardo, com sede no Distrito de Santo André.

A guerra. Do noticiário do Estadão: o jornalista brasileiro Joaquim Eulalio volta da linha de frente italiana e informa que Veneza apresenta aspecto desolador por causa dos bombardeios aéreos.

No terceiro aniversário da guerra, o rei Jorge, da Inglaterra, declara que é intenção do império britânico de prosseguir na guerra, até que os esforços comuns sejam coroados de sucesso e os seus fins comuns, atingidos.

1927 – Adriana Andreone nasce na Travessa Diana,

em Santo André. Foi coordenadora do Gipem (Grupo Independente de Pesquisadores da Memória).

Nascimento de Hortência Rodrigues, dramaturga de São Caetano.

1972 – Prefeito Newton Brandão apresenta a maquete do monumento ao imigrante italiano. Obra será feita pelo escultor Caetano Fraccarolli. Ficará na novíssima Avenida Perimetral.

 

Hoje

Dia do Padre

 

Santos do Dia

João Maria Vianey (França, 1786-1859).

Cura de Ars, como era chamado, muito antes de ser canonizado pelo papa Pio XI, em 1925, já era venerado como santo.

O seu corpo, incorrupto, encontra-se na igreja da paróquia de Ars, que se tornou um grande santuário de peregrinação. São João Maria Batista Vianey foi proclamado pela Igreja Padroeiro dos Sacerdotes

e o dia de sua festa, 4 de agosto, escolhido para celebrar o Dia do Padre.

Fonte e ilustração – Blog: Franciscanos

 

Lugaido

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 4 de agosto:

No Piauí, Amarante

Em Santa Catarina, Brusque

No Ceará, Caridade

Em Minas Gerais, São Domingos do Prata

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;