Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 24 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

|

Um gole de vinho nos Lucchesi


Ademir Medici

07/04/2017 | 07:00


 Sou neta da Justina (filha mais velha) e filha de Cesar Lucchesi Cardoso. A Bruna Maria era minha madrinha, que chamávamos carinhosamente de tia Nenê.

A bengala que meu bisavô segura e a foto de minha bisavó estão na minha casa. Guardo com muito carinho várias recordações de minha família.

Daniela Carpinelli Cardoso Cuqui

 

 

Nesta Semana Santo André 2017, estamos no armazém dos Lucchesi, no Centro da cidade. Um armazém ao estilo das casas comerciais da época, com as características sacarias no aguardo dos fregueses.

Cesar Lucchesi deu duro. Trouxe a mulher, Gelsomina, da Itália. Nascia um verdadeiro clã andreense. A casa dos Lucchesi vivia cheia de gente recém-chegada. Os Lucchesi davam casa e comida aos conterrâneos, sem nada cobrar.

Gelsomina reunia as amigas. Lia os fascículos de novelas publicadas em jornal. Ela foi uma das fundadoras da irmandade das Mães Cristãs da igreja do Carmo e sua tesoureira.

Numa das viagens à Itália, César Lucchesi trouxe o cunhado, Angelo Boschetti, que se tornou o primeiro motorista de praça motorizado de Santo André.

Em outra viagem, trouxe os sogros, José e Amabile Boschetti, que se instalaram em Vila Conceição, hoje Centro de Diadema, dedicando-se à exploração de carvão. José Boschetti conhecia pelo cheiro qual a madeira que daria um bom carvão.

 

O BONDINHO

Na frente do armazém dos Lucchesi passava o bondinho dos Pujol, que funcionou na década de 1920. O bondinho interligava Santo André a São Bernardo.

Várias vezes, na descida da rua em direção ao Centro, o bondinho saiu dos trilhos e trombou na frente do armazém.

Dizia Cesar Lucchesi: não é somente o motorneiro que gosta de vir tomar um gole do meu vinho. Também o bonde tem vontade.

 

CHÁCARA

Nos fundos do armazém e da casa formava-se a chácara dos Lucchesi, com árvores frutíferas: uva, amora, abacate, pitanga. Cesar era criador de abelhas e de animais de pequeno porte. Pombas, uma das suas paixões.

Havia dois cavalos de estimação: "Fumaça", pequeno e manso, a delícia das crianças; "Vândalo", que transportava mercadorias aos fregueses, puxando uma carroça.

 

EPILOGO

A nossa história termina por aqui. O complemento de matéria publicada pelo Diário em abril de 1972, agora com fotos. A memória não é algo fechado. Memória tem vida. Respira. Participa. Não é paralisada, se cultivada.

Bruna Maria Lucchesi contou essas histórias, ao lado das irmãs Gina e Francisca. E nós, que conhecemos o César neto, da Ítalo-Brasileira, que tanto nos ajudou no livro da entidade centenária, oferecemos aos Lucchesi das atuais gerações este relato tão singelo. E já contamos com as novas descobertas da Daniela.

 

Diário há 30 anos

Terça-feira, 7 de abril de 1987 - ano 29, edição 6410

MANCHETE - Conselho Político discute nova lei de greve.

Fiesp anuncia alta no índice de empregos.

Aposentados vão ter direito ao gatilho salarial.

CAMPEONATO PAULISTA - Em Birigui, Bandeirante 1,

Santo André 0.

TAÇA DIÁRIO - Na segunda rodada, em Mauá: São Bernardo 4, Palestra 1; Mauaense 4, Saad 0.

POLÍCIA - Taxista assassinado em Ribeirão Pires.

 

Em 7 de abril de...

1917 - Com grande acompanhamento de fieis, realizou-se na Vila de São Bernardo, sede do Município, a tradicional Procissão dos Passos.

Os atos da Semana Santa são realizados com a pompa de costume.

A guerra. Do noticiário do Estadão: o torpedeamento do navio de carga Paraná na França resulta na morte de três brasileiros; na guerra, Cuba declara-se ao lado dos Estados Unidos.

 

Amigos andreenses

Hoje é o aniversário de Joaquim Henrique dos Santos. Andreense, nascido em 7 de abril de 1948. Uma vida comunitária intensa, herança do pai, Salvador dos Santos, um dos pioneiros da Vila Humaitá.

Joaquim é um dos coordenadores do CASA – Clube Amigos de Santo André. E ele está no DGABC, TV. Acessem: www.dgabc.com.br .

 

Missa nos Casa

Amanhã, sábado, dia 8, às 18h, será celebrada a primeira missa na Capela de Santo Antonio, no bairro dos Casa, depois da sua reabertura.

Será celebrante o padre Antonio Fernandes do Nascimento, pároco local.

Sempre lembrando: esta capela, a caminho do seu centenário, é o mais importante bem histórico-religioso entre a Via Anchieta e a Rodovia dos Imigrantes, em São Bernardo.

 

Municípios Paulistas

Hoje é o aniversário de:

Araçoiaba da Serra (1857)

Jeriquara (1964)

Óleo (1917)

Ribeirão Corrente (1965)

Torrinha (1922)

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 7 de abril:

Na Bahia, Araci.

Em Santa Catarina, Ascurra, Galvão, Ipumirim, Ouro e

São Domingos.

No Espírito Santo, Dores do Rio Preto

No Piauí, José de Freitas.

Em Alagoas, Pariconha.

Em Minas Gerais, Patrocínio e Rio Doce.

Fonte: IBGE

 

Santos do Dia

João Batista de La Salle (França 1651 - 1719). Com 12 companheiros fundou, em 1684, a congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs.

 

Hoje

Dia Mundial da Saúde

Dia Nacional do Jornalista



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados