Questão de Emprego Titulo Carreira
Mestrado, MBA ou especialização?
Lucas Nogueira
gerente sênior da Robert Half
21/03/2017 | 07:04
Compartilhar notícia


1 – Quando optar pelo MBA ?

O MBA, em geral, é voltado para quem quer se preparar para ser líder, com foco em gestão e negócios. Por possuir uma formação mais completa, o profissional com MBA é visto como alguém aberto a mudanças, que se adapta bem a novos projetos, e que possui mais segurança na tomada de decisão. O curso apresentou forte crescimento no Brasil nos últimos anos, por isso a recomendação é que você opte por ele apenas se tiver o perfil ou objetivo que mencionei. Algumas pessoas escolhem cursar o MBA por acreditarem que ele esteja atrelado a um aumento na remuneração, o que nem sempre acontece. A melhoria pode vir, sim, mas em médio e longo prazo, e desde que o profissional apresente evolução nos resultados. O desejo pela capacitação contínua, sem dúvida, é vista com bons olhos pelos gestores.

2 – Qual a importância do mestrado?

O mestrado é uma opção de extensão universitária, mas com foco na formação de docentes ou pesquisadores que tenham como objetivo tornar-se profissionais capacitados para atuar nas áreas acadêmica e científica. Esta também pode ser uma alternativa para ajudar a trocar de área de atuação. Atualmente, nota-se que no mercado de trabalho existe apenas uma pequena parcela de candidatos que possui esse diploma.

3 – Quais as vantagens em fazer uma especialização?

A especialização é o aprofundamento em uma área específica. Ela também é conhecida como pós-graduação lato sensu, e, em geral, é indicada para quem procura um diferencial e deseja focar em sua área de atuação, o que possibilita ter maior segurança e domínio do assunto. Há muitas opções no mercado, por isso o curso escolhido deve estar atrelado aos objetivos profissionais e ser aplicável na carreira.

4 – Qual o melhor momento da carreira para investir em algum desses diplomas?

Essa decisão não é tão simples como muitas pessoas imaginam, pois exige que o profissional tenha muita clareza sobre seus objetivos. Em primeiro lugar, é preciso saber aonde deseja chegar e de que maneira o curso ajudará nesse percurso. Algumas pessoas planejam dar continuidade aos estudos sem saber exatamente como ele será utilizado, o que acaba não contribuindo muito para o sucesso na carreira. Porém, ressalto que os profissionais devem incluir entre suas prioridades de aperfeiçoamento profissional o aprendizado ou aprimoramento do inglês, idioma que é dominado pela minoria da população brasileira e muito valorizado por empregadores de todo o País e de diferentes segmentos.

5 – Todo profissional deve cursar MBA, mestrado ou especialização?

Não necessariamente, já que isso dependerá muito da carreira que se pretende seguir. Caso não tenha certeza da área, pode ser mais vantajoso fazer cursos de curta duração com o intuito de avaliar se o tema realmente interessa. Além disso, boas oportunidades para ampliar seu conhecimento podem ser adquiridas por meio de atividades gratuitas, como cursos e palestras on-line. Mas, independentemente do curso escolhido, o profissional deve ter em mente a importância de se manter sempre atualizado, ampliar sua rede de contatos e estar atento às oportunidades do mercado. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;