Memória Titulo Memória
No altar do Carmo, os problemas do Grande ABC

Na Campanha da Fraternidade deste ano de 2016...

Ademir Medici
11/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Na Campanha da Fraternidade deste ano de 2016, a Igreja chama a atenção para questões como a do saneamento básico – em particular, que tanto tem a ver com as áreas mais pobres de regiões como o Grande ABC – dentro do universo global: como cuidamos do planeta Terra.

Trinta anos atrás, a preocupação era com o mesmo universo global: Terra de Deus, terra dos irmãos.

Hoje, como em 1986 e demais anos, o Diário abre espaço às temáticas da Campanha da Fraternidade. E a foto que ilustrou a capa do jornal em 1986 sintetizava a mensagem dirigida pelo então bispo diocesano, dom Claudio Hummes, às 78 paróquias do Grande ABC – hoje são 99 paróquias.

Escreveu dom Claudio – e muitos padres transcreveram a mensagem nos respectivos livros de tombo das várias paróquias:

- A Campanha da Fraternidade significa forte momento de evangelização e reflexão sobre os problemas que mais afligem a população brasileira, como a questão da posse da terra.

- Há problemas de terra em áreas indígenas, rurais e urbanas.

- Nosso País apresenta-se como um país de latifúndios, pois cerca de 1,2% dos proprietários rurais possuem nada menos que 45,8%, ou seja, quase a metade das terras agricultáveis.

- Também os atuais critérios de utilização do solo urbano representam grave injustiça social, pois concentram a terra nas mãos de poucos.

- Dom Claudio chamou a atenção para os salários pagos, insuficientes para fazer frente a problemas como o das favelas.

PELA TV

O papa João Paulo II abriu a Campanha da Fraternidade 1986 pela TV, propondo que as comunidades se mobilizassem pacificamente com firmeza e organização no sentido de exigirem a realização de uma reforma agrária e urbana justa.

SÃO PAULO

Para o cardeal-arcebispo de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns, o tema da Campanha da Fraternidade 1986 não incentivava os conflitos de terra, “já que será desenvolvido dentro de uma estratégia pedagógica, servindo para conscientizar de Norte a Sul do País.”

GRANDE ABC

Na região, a Campanha da Fraternidade 1986 foi aberta com missa na Catedral do Carmo, em Santo André.

NA HISTÓRIA

Informa a Comissão para a Juventude da CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil):

- Ao longo de sua história, a Campanha da Fraternidade teve três fases. A primeira delas, de 1964 a 1972, foi centrada nas questões da própria Igreja. A segunda fase, de 1973 a 1984, abordou de forma ampla as questões sociais do Brasil. A partir de 1985 começou a terceira fase, quando passaram a ser abordadas as questões sociais de forma mais específica.

- A partir do ano 2000, começaram a ser promovidas também, a cada cinco anos, as campanhas ecumênicas, em parceria com as denominações afiliadas ao Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs).

- Além do tema, a Campanha da Fraternidade sempre tem um lema, geralmente um versículo bíblico a partir do qual se desenvolvem as reflexões sobre o assunto tratado. Também há sempre um cartaz e um hino.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 11 de fevereiro de 1986 – ano 28, nº 6055

Manchete – (Companhia Telefônica da Borda do Campo) não reduz tarifa telefônica

Tarifa do interurbano não cai, apesar da lei reduzir o preço.

Desastre – Cai telhado da Igreja de Santa Gema, no Jardim Ana Maria, em Santo André.

Em 11 de fevereiro de...

1916 – César Caçapava assumiu o cargo de professor substituto da escola de Ribeirão Pires, por ter entrado em gozo de férias o professor titular.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘As perdas prussianas na guerra’.

1931 – Têm início os exercícios da nova turma do Tiro de Guerra de Santo André (TG-34), com sede à Rua Abílio Soares, 37.

1971 – Tempestade na Via Anchieta para 800 veículos e faz transbordar a Represa Billings.

- Michel Haber eleito presidente da Associação Comercial e Industrial de São Caetano.

1976 – Problema social grave em São Bernardo: moradores das favelas de Alves Dias, Buraco Quente e Rosário são transferidos para o bairro rural de Taquacetuba, no distrito de Riacho Grande, além da balsa João Basso.

- Depois de uma interrupção de 12 dias, volta a funcionar, em sua total capacidade, o sistema cremalheira de transporte de cargas entre Paranapiacaba e Santos.

Hoje

- Dia Mundial do Enfermo

Santos do Dia

Nossa Senhora de Lourdes. A aparição de Maria aconteceu em 11-2-1858 na cidade francesa de Lourdes, em uma tarde úmida e fria. A menina Bernadette, de 14 anos e analfabeta, estava procurando gravetos para o lar e teve o privilégio do encontro com Maria. Ela sentiu-se atraída por uma luz que saía de uma gruta, onde estava uma linda mulher de branco, com faixa azul, terço na mão, que a convidava a rezar.

Disse a Virgem à menina: “Eu sou a Imaculada Conceição.” As aparições continuaram. Desde 1858 contínuas multidões se têm reunido em Lourdes, que se tornou o maior santuário da França.

É comum encontrarmos em nossas cidades pequenas grutas, construídas pelos devotos de Nossa Senhora de Lourdes. Ali estão as imagens de Maria e da pequena Bernadette, além da água cristalina e de flores e folhagens, formando um lugar privilegiado do encontro com Deus.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Pascoal I

- Lúcio 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;