Memória Titulo Memória
Lauro Gomes defendeu a emancipação de Mauá

A 2ª Semana Mauá 2014 ganha o reforço de uma equipe multidisciplinar...

Ademir Medici
16/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A 2ª Semana Mauá 2014 ganha o reforço de uma equipe multidisciplinar, o que envolve o Museu Barão de Mauá, a Câmara Municipal e o Teatro Municipal. Os três órgãos oferecem curadores que produzem a exposição Mauá 360º, com o objetivo de reunir imagens fotográficas que vão das décadas de 1930 e 1940 até os dias atuais. Aos poucos falaremos da equipe e dos locais da exposição, que são diversos.

Na abertura, uma foto política. Mauá preparava-se, em 1953, para o plebiscito em que a população discutiria se o então distrito permaneceria como parte de Santo André ou se ganharia autonomia, com a criação de um novo município.

O que chama a atenção na imagem é a presença do prefeito Lauro Gomes de Almeida, então exercendo o seu primeiro mandato à frente da Prefeitura de São Bernardo. Ao que tudo indica – e isso nós não sabíamos – Lauro estava ao lado dos autonomistas, logo, defendia a emancipação de Mauá, diferentemente do que ocorreria mais tarde, já em sua segunda gestão em São Bernardo, quando lutou como pôde para evitar a separação de Diadema do seu município, o que não conseguiu.

A exposição montada no Museu Barão de Mauá tem a curadoria de Cecília Camargo – que nos enviou esta e outras fotos – e Luciana Senhorelli. No museu estão expostas fotos de vários lugares da cidade e peças ligadas ao trabalho, à fé e à política local.

Futebol e bailes

João Sergio Rimazza

Mais dois pontos que marcam a minha trajetória de vida em Mauá: o campo do Cerâmica e a sede do Industrial.

No campo eram realizados os torneios internos do Ginásio Estadual Visconde de Mauá e outros jogos do ginásio.

A sede da Associação Atlética Industrial, na Rua Princesa Isabel, era onde havia as matinês dançantes, os bailes de formatura, os carnavais. A turma de formandos de 1964 ali fazia bailes para arrecadar fundos destinados às despesas da festa maior do fim de ano.

No tempo de minha inocência

Raimundo de Sousa Ferreira

Lembro quando tinha mais ou menos 14 anos. Eu era feliz e não sabia. Naquele tempo tinha muita felicidade e muita inocência. A gente brincava muito.

Tinha um lugar que a gente ia à noite, depois de trabalhar o dia todinho. A gente ia para a casa de uma mulher que fazia novenas no mês de maio. Iam rapazes, moças. Juntava todo mundo e ia brincar.

As moças queriam namorar comigo, mas eu era muito novo, era mole, tinha medo.

E nessa brincadeira, que chamava Caiu no Poço, os moços ficavam de costas para as moças. Alguém apontava para uma moça e um dos moços tinha que descobrir quem era ela.

Se descobrisse, ia dizer se queria um abraço, um beijo ou dar uma voltinha com ela, para as paquerinhas. Era bem inocente!

Eu ia para lá de bicicleta e a gente ficava brincando desse jeito. Como eu era mole, medroso, essa brincadeira me ajudou a ter minha primeira namorada.

Raimundo de Souza Ferreira

Naturalidade – Camocim (CE), 2-1-1975.

Pais – Sebastião Antonio Ferreira e Quitéria de Sousa Ferreira.

Filho – Anderson de Souza Carvalho.

Atividade – pedreiro.

História de vida. “A mãe ensinava a gente em casa mesmo. A escola ficava muito longe. Aprendemos só um pouquinho. Vim do Ceará em 1998, para trabalhar. Moro em São Bernardo, perto da divisa com Diadema. Recomecei os estudos aqui na Emeb Candido Portinari. Já aprendi bastante.”

Diário há 30 anos

Domingo, 16 de dezembro de 1984 – Ano 26, nº 5.700

Manchete – PTB decide por unanimidade dar apoio a Tancredo (Neves, candidato à Presidência da República pela oposição)

Política – Luiz Carlos Prestes, líder comunista brasileiro, chama sucessão (por via indireta) de golpe. Entrevista a Joaquim Alessi.

Educação – Faculdade de Direito de São Bernardo parte para a terceira década.

Em 16 de dezembro de...

1914 – A guerra. Manchete do Estadão: Recomeça o ataque no norte da França.

- Romaria ao santuário de Nossa Senhora da Penha, em São Paulo, com mais de 500 peregrinos, suplicando a Deus pela cessação da conflagração europeia.

1934 – Prosseguem as chuvas. Avalanche de pedra e terra em Piassaguera e no patamar 3 da Serra do Mar. Tráfego da São Paulo Railway interrompido. Caminho do Mar (estrada rodoviária) permanece também interditado devido à queda de barreiras na véspera.

1974 – Sesi distribui 4.000 sacos com gêneros alimentícios para famílias pobres de Santo André.

Hoje

- Dia do Reservista

- Dia do Teatro Amador

Santos do dia

- Santa Adelaide (Borgonha, atual França, 931 – Sels, Alsácia, França, 16-12-999). Narrada por Santo Odilo, abade de Cluny, que conviveu com ela, a vida de Santa Adelaide emociona pelos sofrimentos que passou. De rainha tornou-se prisioneira, sofreu maus-tratos e passou por diversas privações para, depois, finalmente, assumir um império. Tudo isso dentro da honestidade, vivendo uma existência piedosa, de muita humildade e extrema caridade para com os pobres e doentes.

- Albina

- Misael

- Ananias 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;