Memória Titulo
No Diário, a história da autonomia de São Caetano
Ademir Medici
18/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Queremos nos congratular com o Diário do Grande ABC. Talvez esses depoimentos, para a maioria dos leitores, não tenham tanta influência. Porém, para a população sul-sancaetanense, nós acreditamos ser verdadeiramente histórica essa edição, esse trabalho de fôlego que o Edison Motta e o Ademir pretendem levar adiante.”

Cf. Luiz Rodrigues Neves, em mesa-redonda realizada há 40 anos comemorativa ao centenário da chegada da primeira leva de imigrantes italianos ao recém-criado Núcleo Colonial de São Caetano: 1877-1977.

Estamos em plena Semana da Autonomia de São Caetano, que celebra os 69 anos do movimento que levou o antigo distrito andreense à categoria de município autônomo, consubstanciado em plebiscito realizado em 24 de outubro de 1948 – o primeiro do Grande ABC, que se insere entre os primeiros plebiscitos paulistas e brasileiros.

A Semana da Autonomia 2017 foi aberta ontem, com sessão solene na Câmara de São Caetano. E prosseguirá pelos próximos dias com várias atividades. Uma delas: serão entregues 69 medalhas a cidadãos com espírito autonomista, cada uma lembrando um ano desde a emancipação da cidade.

A lista dos homenageados ainda não é conhecida e provavelmente somente será divulgada no próximo sábado, quando os contemplados se reunirão na Câmara Municipal, sob a gestão do seu presidente, vereador Pio Mielo.

Da parte desta página Memória, entendemos que o momento é importante para reviver o encontro que o Diário promoveu em 1º de julho de 1977, quando reuniu sete das 95 lideranças autonomistas, publicando seus depoimentos em edição especial na data do aniversário oficial de São Caetano, em 28 de julho. Aquelas sete lideranças já partiram. Mas os detalhes que revelaram permanecem como subsídios importantes para a compreensão não apenas do que foi o movimento autonomista de São Caetano, mas também do mecanismo de formação das novas municipalidades paulistas após a Carta Constitucional do Estado de São Paulo promulgada em 9 de julho de 1947.

ANAIS EM PAUTA

Foi uma conversa histórica, documental, inédita, nostálgica, realizada 29 anos depois da emancipação político-administrativa de São Caetano. Mais de quatro horas de depoimentos gravados.

No salão nobre do Diário, velhos acontecimentos, tão comentados nos anos 1940 e 1950, ressurgiram como por encanto, desafiando a memória de alguns homens que, um dia, jovens ainda, puderam enfrentar tudo e todos para fazer prevalecer um ideal.

As declarações surgiram inflamadas, como num desabafo. Fatos conhecidos misturaram-se com detalhes simples, sutis demais para ficarem gravados na mente de todos: o drible nos bastidores, a jogada em prol de um voto, a morte prematura de um líder, a comparação descabida e censurada, o prestígio pessoal de velhos coronéis contra a vontade popular, o voto do analfabeto, do estrangeiro, a fama de subversivos, o parecer, a justificativa, o trabalho exaustivo de porta em porta.

Velhos nomes políticos ressurgiram. A origem do primeiro plebiscito foi explicada. A derrocada do legalizado Partido Comunista. A nova Constituição. As chapas branca e preta. O hospital. A Sociedade Amigos. A primeira eleição. O primeiro prefeito. A primeira obra pública.

NOTAS

A Semana da Autonomia de São Caetano é uma realização do Gama (Grupo de Amigos do Movimento Autonomista), com apoio dos poderes Executivo e Legislativo locais.

A Medalha dos Autonomistas de São Caetano é oficial. Foi criada e instituída pela Câmara Municipal em 14 de outubro de 1977 (Resolução número 877).

Amanhã, em Memória: notas do primeiro movimento autonomista realizado em São Caetano, em 1928, e que não frutificou.

Em 18 de outubro de...

1917 – O general Firmino de Paula e Silva visita o Grupo Escolar de Santo André. Vem acompanhado de Francisco Marques da Silva, coletor das rendas federais do município de São Bernardo, que abrangia toda a região das atuais sete cidades.

A guerra. Do noticiário do Estadão: Brasil anuncia linhas de navegação aos Estados Unidos e à França.

1934 – Criado o Distrito de Paz de Mauá, integrante do município de São Bernardo.

1972 – Ministro da Justiça, Alfredo Buzaid anuncia a criação da Região Metropolitana de São Paulo, a primeira do País, formada por 37 municípios, entre os quais os sete do Grande ABC.

1982 – A Prefeitura de Rio Grande da Serra concluía a construção da primeira área de lazer, a Praça Lídia Pollone, com 1.222 m², plantas e 40 bancos.

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 18 de outubro:

Em São Paulo, Pontal

Em Sergipe, Feira Nova e Neópolis

Fonte: IBGE

Diário há 30 anos

Domingo, 18 de outubro de 1987 – ano 30, edição 6576

Manchete – Governadores se unem e prometem apoio ao presidente José Sarney

Grande ABC – Reivindicada uma Delegacia de Homicídios.

Educação – Representante do Estado dá apoio à Universidade do ABC. Samir Messerati, da Secretaria de Educação do Estado, participa do primeiro fórum de debates sobre a necessidade e perspectivas do Ensino Superior na região e apoia o movimento pela universidade local. O fórum foi realizado no Imes, em São Caetano, hoje USCS.

Investimentos – Economia instável incentiva as aplicações em capital de risco. Reportagem: Elianete Simões.

Santos do Dia

Lucas, evangelista

Nossa Senhora Rainha

Renato

Cirila

Hoje

Dia do Estivador

Dia do Médico

Dia do Pintor




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;