Cultura & Lazer Titulo
Remédio homeopático contra resfriado pode provocar perda do olfato
Da AFP
19/07/2010 | 18:00
Compartilhar notícia


Um remédio popular da homeopatia, à base de zinco e usado contra o resfriado, vendido sem receita médica, além de ineficaz, pode causar nos usuários a perda do olfato - adverte um estudo publicado nesta segunda-feira.

Testes clínicos foram divulgados na revista Archives of Otolaryngology.

Os autores fizeram o alerta depois de avaliar 25 pacientes e analisar informes sobre os exames efetuados.

Só um dos estudos feitos mostra que as terapias com zinco reduzem a severidade dos sintomas.

"Além das preocupações sobre a eficácia da terapia nasal à base de zinco, uma evidência crescente diz que essa medicação pode conduzir a uma severa, potencialmente permanente, hiposmia (redução do sentido do olfato) ou a uma anosmia (perda do olfato)", assegura o estudo.

À luz de suas conclusões, os pesquisadores pedem à Agência de Controle de Medicamentos e Alimentos dos Estados Unidos (FDA) para que regule mais estritamente os fármacos contra o resfriado que contenham zinco, assim como outros remédios homeopáticos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;