Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 20 de Outubro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

diarinho@dgabc.com.br | 4435-8396

Para que serve a unha?

Marina Brandão/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Nayara Fernandes
Especial para o Diário

05/12/2010 | 07:52


A unha serve para proteger a ponta do dedo dos efeitos provocados por tudo o que a gente faz com as mãos e pela ação do tempo. Sem ela, a extremidade do dedo poderia ser machucada com facilidade. É formada por camadas (grudadas uma na outra) de uma substância chamada queratina, por isso, fica durinha. Todos já nascem com unhas e quando morrem elas não se decompõem.

Assim como o cabelo, a unha também tem raiz, que fica dentro de uma dobra da pele, de onde cresce quando é cortada. O crescimento ocorre conforme novas escamas de queratina se formam e empurram a parte que já cresceu pra frente.

As das mãos crescem mais rápido, porque esses dedos têm mais vasos sanguíneos do que os dos pés, facilitando seu desenvolvimento. Também crescem mais porque as unhas das mãos são mais usadas no dia a dia. Isso também ocorre com a da mão com a qual se escreve (esquerda ou direita).

Unha não precisa de esmalte, mas os especialistas explicam que não há problemas em pintá-la. Na infância é sempre melhor usar produto antialérgico e próprio para crianças.

Assim como a unha, a cutícula também serve como proteção; por isso, o melhor é não tirá-la. O recomendado é apenas empurrá-la. Também não pode exagerar no uso de esmaltes e removedores, que podem causar alergia. É bom deixá-las respirar um pouco e não aplicar esmalte toda semana. Corretivo e canetinha não devem ser aplicados sobre a unha; não foram desenvolvidos para isso.

Consultoria Juliano César de Barros, professor de dermatologia da Fundação Santo André

Quem rói pode ter problemas?

Comer unha não fura o estômago, como alguns dizem - já que o organismo consegue digerir os pedacinhos -, mas não se deve fazer isso por vários motivos. A boca é porta de entrada de bactérias, micróbios e outros parasitas. Quando se coloca a mão na boca, o que está no dedo e debaixo das unhas entra no organismo e pode transmitir muitas doenças. Além disso, o hábito provoca desgaste nos dentes, sem contar que ainda pode provocar infecções ao ferir a pele.

O vício de roer unha recebe o nome de onicofagia, palavra tão feia quanto o próprio hábito. Esse problema é mais comum entre os ansiosos.

É preciso cuidar bem das unhas. É importante cortá-las com frequência, sem deixá-las muito curtas nem compridas demais. Mas um adulto deve fazer isso para você. Também é necessário limpar a sujeira que se forma embaixo delas todos os dias, pois podem estar contaminadas por micróbios que causam doenças. Para isso, use água e sabão, que eliminam

a gordura e a sujeira. Recomenda-se que a lavagem das mãos e unhas dure de 40 a 60 segundos.

 


Leia mais



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.