Setecidades Titulo Para idosos
UFABC vai oferecer curso de estímulo à memória para idosos

Oficina de oito semanas será gratuita e terá 30 vagas; início das aulas ocorre em setembro

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
06/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


 A UFABC (Universidade Federal do ABC) irá desenvolver, junto com a pró-reitoria de extensão da universidade, curso gratuito de estímulo à memória para idosos. São oferecidas 30 vagas para interessados com mais de 60 anos.

A Oficina de Memória Ativamente será ministrada no campus São Bernardo, localizado no Jardim Antares. Terá início em setembro, sendo que será realizada uma vez por semana, todas as quartas-feiras de manhã.

Conforme explica a professora especializada em envelhecimento e responsável pela oficina, Maria Teresa Carthery-Goulart, a duração é de oito semanas. “Porém, vamos acompanhar essas pessoas até dezembro porque queremos saber o que acharam das aulas. Irei ministrá-las junto com alunos do bacharelado em Neurociência e da pós-graduação em Gerontologia.”

Segundo ela, as atividades exercitam a mente e podem ajudar a prevenir doenças neurológicas. “A ideia é ajudar pessoas da terceira idade principalmente em relação a evitar a confusão de nomes e a lembrar detalhes de determinadas notícias. Isso é importante para evitar doenças do envelhecimento, como Alzheimer, por exemplo. Nosso público será direcionado para o envelhecimento saudável”, destacou a professora.

Interessados devem enviar e-mail para memoria.ufabc@gmail.com pedindo a ficha de inscrição. Os idosos não podem ter problemas de saúde específicos que afetem a memória.

Segundo Maria Teresa, aqueles que não forem selecionados por falta de vagas entrarão em fila de espera. “Eles terão prioridade quando abrirmos outra oficina no ano que vem.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;