Política Titulo Grupo especializado
Pinheiro vai criar
setor para ter verbas
da União e Estado

Prefeito de São Caetano quer grupo especializado em produzir projetos em todos os setores

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
04/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), prometeu criar uma estrutura exclusiva para captação de recursos junto aos governos estadual e federal e turbinar o Orçamento municipal. O peemedebista, no entanto, ainda não tem a formatação completa nem a data em que o grupo irá iniciar os trabalhos no Palácio da Cerâmica.

“O pessoal em Brasília já me aconselhou a organizar um grupo só para isso e São Caetano vai ter um”, declarou Pinheiro. A princípio, o prefeito planeja formar um colegiado com técnicos em diversas áreas para se debruçar no assunto. “O grupo poderia ser alocado até na Secretaria de Planejamento (e Gestão, chefiada por Jarbas Zuri), que circula por todos os setores do governo”, comentou o chefe do Executivo.

A intenção de Pinheiro é que, além da produção de projetos, esse grupo tenha bom trânsito em Brasília e no Estado para agilizar a inclusão da cidade em benefícios. “Não é só ter a proposta, também é preciso cobrar resultados.”

Em pouco mais de cinco meses de gestão do PMDB, São Caetano não apresentou nenhum projeto junto à Esplanada dos Ministérios ou ao secretariado do Palácio dos Bandeirantes. O motivo, segundo o prefeito, é a falta da CND (Certidão Negativa de Débitos) junto à União, que foi gerada por falta de pagamento de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

“A gente fica inibido de apresentar o projeto, porque sabemos que não vamos poder receber esses recursos”, argumentou. Desde que assumiu a Prefeitura, o peemedebista tem sinalizado para deputados e governantes de que precisa de auxílio financeiro por conta da herança de R$ 264,5 milhões em restos da gestão passada.

Só em impostos recolhidos pelo governo federal, R$ 40,2 milhões que seriam repassados ao município estão bloqueados por conta da inadimplência. Para tentar agilizar o impasse, o prefeito visitou na semana passada o TRF (Tribunal Regional Federal), órgão que analisa os méritos da dívida trabalhista são-caetanense. “Estamos esperando a resposta do desembargador e, se ele não responder, vamos ligar e buscar a resposta de novo.”

O projeto de Pinheiro em reforçar o setor de captação de recursos também tem sido discutido no Legislativo. Os vereadores Pio Mielo (PT) e Beto Vidoski (PSDB), após receberem a informação da União e do Estado de que não há projetos apresentados por São Caetano, passaram a cobrar eficiência do prefeito no quesito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;