Política Titulo Vagas de estacionamento
Câmara de Mauá discute tempo de gratuidade em vagas de shoppings

Vereador sugere quatro horas de tolerância em estacionamento dos estabelecimentos

Bruno Coelho
Do Diário do Grande ABC
07/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Durante a primeira plenária após o recesso, ontem, vereadores de Mauá discutiram projeto de lei que concede aos munícipes uma hora de gratuidade para estacionamento em estabelecimentos comerciais. O parlamentar José Luiz Cassimiro (PT) apresentou emenda ampliando o benefício para quatro horas. O oposicionista Manoel Lopes (DEM), porém, classificou o petista como “contraditório”, tendo em vista o posicionamento dele diante do tema nas gestões Oswaldo Dias (PT).

Para o democrata, a postura de Cassimiro apresentar o texto adicional à matéria – de autoria dos vereadores – soa estranho. Manoel lembra que o petista, quando exercia a função de secretário de Governo na segunda administração de Oswaldo (2001 a 2004), vetou projeto de autoria do irmão, Diniz Lopes (PR), o qual previa a proibição de cobrança de vagas para veículos nos mesmos locais na primeira hora de uso do espaço.

“Então o vereador entra em contradição em tudo aquilo que fez como secretário de Governo. Mas ele disse que está mudando de opinião”, considerou o oposicionista.

Naquele mesmo mandato, o Legislativo derrubou o veto de Oswaldo com 15 votos contrários ao governo municipal, enquanto outros seis parlamentares seguiram determinação do Paço. Diante disso, o então presidente da Casa, Hélcio Silva (PT) – hoje vice-prefeito e secretário de Habitação – se viu obrigado a promulgar a lei.

Quando indagado sobre o episódio, Cassimiro disse não recordar dos fatos, mas rechaçou que sua postura seja contraditória. Como resposta, o petista recordou do projeto de lei de sua autoria na antepenúltima legislatura (2005 a 2008), quando era vereador, enquanto o Paço estava sob tutela de Leonel Damo (PMDB). Na ocasião, ele apresentou para votação um texto modificando a matéria de Diniz, sugerindo três horas de gratuidade nos estacionamentos. “Por isso não estou sendo contraditório, pelo contrário”, rebateu.

O projeto de Cassimiro também passou pelo crivo dos demais parlamentares, mas com modificações do próprio Legislativo. Em emenda modificativa, ficou determinado o benefício para 30 minutos. Em seguida, o texto passou pela sanção de Leonel.

Outro capítulo apontado por Manoel ocorreu em 2010, quando o Executivo, comandado pela terceira vez por Oswaldo (2009 a 2012) e novamente Cassimiro na tutela da Pasta de Governo, encaminhou mais uma propositura modificando o texto original, desta vez passando o tempo de gratuidade para 15 minutos. Assim como no caso anterior, o vereador petista disse não se recordar o bastante para opinar a respeito.

Diante desse cenário, Manoel promete ir usar a tribuna na próxima sessão para cobrar coerência de Cassimiro. Já o petista usou a palavra na plenária de ontem para defender a emenda que prevê quatro horas de gratuidade e teve adesão de outros parlamentares.

Apesar disso, Chiquinho do Zaíra (PTdoB) solicitou adiamento da peça para analisá-la melhor junto com a emenda apresentada pelo petista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;