Economia Titulo Na região
Bancários entram em greve a partir de hoje

Segundo sindicato, ação é mais forte nos centros; bairros podem ter agências abertas

Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
06/10/2015 | 07:01
Compartilhar notícia


Os bancários iniciam hoje greve por tempo indeterminado em todo o País. Na região, segundo o sindicato da categoria, haverá ação da entidade nas sete cidades, a fim de conseguir o fechamento do maior número de agências possível. Existem em torno de 400 unidades bancárias no Grande ABC.

“Vamos iniciar pelas regiões centrais das cidades. Depois, seguiremos para os bairros”, explica o presidente do Sindicato dos Bancários do ABC, Belmiro Moreira. Isso significa que os moradores das sete cidades podem conseguir utilizar os serviços bancários de locais afastados dos centros neste primeiro dia de paralisação. Como nos anos anteriores, a ação da categoria vai crescendo conforme os dias parados, com maior mobilização dos trabalhadores.

Os bancários rejeitaram, na quinta-feira, em assembleias realizadas em todo o País, a proposta de reajuste oferecida pela Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), de 5,5% mais abono de R$ 2.500. “Essa proposta foi rebaixada por ser indecente. Sequer repõe a inflação”, afirmou Moreira em entrevista ao Diário na semana passada. “A greve será longa, pois vamos lutar pela reposição da inflação mais aumento real.”

A categoria pleiteia aumento de 16%, sendo 9,88% do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) nos últimos 12 meses até agosto mais 5,7% de aumento real. E é contra o abono pelo fato de não ser incorporado ao salário e, consequentemente, ao 13º, às férias, ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e à contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Atuam na região cerca de 7.000 profissionais.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;