D+ Titulo Profissão
Empreender no futuro

Curso voltado aos adolescentes visa discutir negócios, de olho na inovação e na tecnologia

Tauana Marin
24/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 Projetar o futuro e planejar carreira sólida quando se tem menos de 15 anos não parecem ser algo comum para alguns. Já para outros, faz sentido. Principalmente em era cujos profissionais precisam ser polivalentes, proativos e têm como missão entender de tecnologia e inovação, fazendo a diferença. É pensando nisso que jovens se reúnem, duas vezes por semana, em curso pioneiro de empreendedorismo, para estudar o que o mercado carece.

Pedro Emilio Affonso Galinari, 14 anos, Lucas Gritti Fogolin, 15, e Mikaela Silva de Sousa, 20, são exemplos dessa nova geração que visam empreender, tanto na vida pessoal quanto na emocional. Eles fazem parte da turma do curso de extensão curricular Cokup Academy, inaugurado em abril. O curso, ministrado no laboratório da unidade do Colégio Pentágono, no Centro de Santo André, visa estudar o mercado de startups – empresas emergentes que podem ser definidas como iniciantes em tecnologia. “Penso muito na minha carreira. E, apesar de querer cursar Medicina, desejo criar minha própria empresa no setor da Saúde, vender produtos hospitalares. Não penso em ser empregado, mas empregador. Inovar nessa área e contribuir para a qualidade dos serviços”, conta Pedro Emilio, de São Caetano, que, apesar de novo, conta com exemplo dentro da própria casa, já que sua mãe tem companhia no segmento audiovisual. “Sonhos são possíveis quando bem executados. É isso que venho fazer no curso, me aprimorar e me preparar para o futuro”, diz o garoto, que é fluente em inglês. “Mercado de hoje exige diferencial”, avalia.

No primeiro ano do Ensino Médio, Lucas, de Santo André, não quer perder tempo. “Como estudo no Pentágono fiquei sabendo do curso e logo me interessei. Já tive essa disciplina na minha escola anterior e o tema me interessa. Não necessariamente estudo para criar empresa, mas quero empreender seja qual for minha profissão.” Para Lucas, os aprendizados se aplicam muito nas decisões pessoais. “O ser humano precisa lidar com problemas e buscar soluções. Faz parte da história de cada um. Tenho aprendido a me comunicar, a fazer planos, a traçá-los e a saber liderar. Então, mesmo indo para a carreira musical, por exemplo, vou aplicar tudo o que aprendo aqui.”

Já cursando faculdade de Propaganda e Publicidade, Mikaela, de São Bernardo, enxerga o empreendedorismo como filosofia de vida. “O que me impede de ter a minha própria agência? O que preciso saber para criar uma ONG, por exemplo. Esse curso me mostra que o aprendizado é eterno, que temos de buscar. Já penso em fazer cursos de Finanças e de Gestão de Pessoas. Ter uma startup exige muito conhecimento e inovação, para que seja possível se diferenciar no mercado. É para isso que me dedico hoje.”

Apesar do curso ser dado nas dependências do Pentágono, qualquer adolescente (entre 13 e 19 anos, em média) pode fazê-lo. Com duração de seis meses, com duas aulas semanais (de duas horas e meia por dia) os interessados podem solicitar bolsa, que chega a 40% de desconto. “A ideia é preparar os jovens antes que ingressem na faculdade, por exemplo. É deixá-los cada vez mais prontos, levando a educação de tecnologia e inovação”, conta Victor Okuma, fundador da Cokup. “Discutimos habilidades, vocação, trabalhamos o espírito de equipe, a liderança e a criatividade. Além de trazermos pessoas importantes do mercado para ter essa interação com eles. Notamos que quem faz o curso, apesar de muito jovens, são pessoas com foco e que vão muito longe”, detalha o executivo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;