Internacional Titulo Escócia
Theresa May pede unidade e minimiza proposta de independência da Escócia
03/03/2017 | 17:11
Compartilhar notícia
Divulgação


A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, pediu união ao país nesta sexta-feira, criticando o governo da Escócia por continuar pressionando pela sua independência justamente no momento em que prepara-se a saída da União Europeia.

"A política não é um jogo e o governo não é uma plataforma para se perseguir obsessões constitucionais", afirmou a premiê, em uma crítica ao Partido Nacional Escocês, que pretende organizar um novo referendo sobre a permanência no Reino Unido. Para May, tal movimento tira a atenção de questões como educação e saúde.

"A política é sobre tomar sérias decisões que melhorem a vida das pessoas. Esse nacionalismo estreito, que foca apenas na independência a qualquer custo, enfraquece a Escócia".

Em 2014, o referendo da independência escocesa perdeu por leve margem, mas a líder Nicola Sturgeon quer utilizar o Brexit para propor uma nova votação.

"O governo (de May) não tem mandato na Escócia nem base democrática para nos tirar da Europa e do mercado único contra nossa vontade", disse Sturgeon. Fonte: Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;