Economia Titulo Protesto contra demissões
Bancários param e filas se formam em agências do Banco Mercantil
Do Diário OnLine
02/03/2017 | 11:28
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Atualizada às 17h39

Funcionários do Banco Mercantil do Brasil das 11 agências do Grande ABC cruzam os braços na manhã desta quinta-feira e filas de clientes se formam à espera de atendimento. O principal motivo dos protesto são as demissões efetuadas pelo banco na região.

A maioria das pessoas nas filas é idosa, que foram ao banco retirar benefícios. "Estou desde as 9h30 esperando para retirar minha pensão e estou me sentindo humilhada porque ninguém fala nada sobre o que está acontecendo", conta Maria Elídia, de 70 anos, uma das cerca de 100 clientes que aguardam debaixo de sol na Rua Senador Fláquer, em Santo André.

De acordo com o diretor do Sindicato dos Bancários do ABC, Darci Torres Medina, além das demissões, os funcionários estão recebendo valores considerados irrisórios de PLR (Participação de Lucros e Resultados). "A PLR do ano passado foi entre R$ 35 e R$ 50, o que nao condiz com valores que deveriam ser pagos por um banco."

Outra reivindicação apontada por Medina foi o fato de o Banco Mercantil ter sido o único a abrir as portas às 8h nesta Quarta-feira de Cinzas. "Houve uma decisão unilateral. Ontem, todos os bancos que fazem parte da Fenabran (Federação Nacional dos Bancos) deveriam abrir às 12h e o Mercantil abriu às 8h sem nenhuma explicação e ferindo a negociação entre os bancos."

Segundo o diretor, o sindicato tentou entrar em contato com a empresa para entender o motivo dos problemas, mas não houve conversa.

De acordo com nota no site do Sindicato dos Bancários do ABC, além das “várias” demissões e pagamento "irrisório" da PLR, algumas agências também estariam funcionando sem vigilantes. Uma funcionária da Senador Fláquer afirmou que há somente oito pessoas trabalhando no local e que o número é abaixo do necessário.

Uma reunião com representante do banco ficou agendada para o dia 14, na sede do sindicato.

Procurado, o Banco Mercantil do Brasil informou que "está em contato direto com o sindicato para esclarecer as situações expostas". (Com informações de Daniel Tossato)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;