Cultura & Lazer Titulo Lançamento
Danilo Gentili registra
piadas de stand-up

Andreense conhecido pelo humor ácido lança obra que
mescla relatos de vida com as observações do cotidiano

Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
25/06/2012 | 07:30
Compartilhar notícia


Conhecido pelo humor ácido e politicamente incorreto, o andreense Danilo Gentili atira para todos os lados, sem poupar ninguém, em apresentações de stand-up comedy. Piadas de sua autoria - contadas em bares e teatros ao longo dos últimos anos - agora ganham registro no livro "A Vida e Outros Detalhes Insignificantes" (Panda Books, 127 páginas, R$ 23 em média), outra produção sua que recebe na capa um alerta de leitura inadequada para menores de 18 anos, que terá lançamento na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, na sexta-feira, a partir das 18h30.

O apresentador do "Agora é Tarde" (Band) - que também é publicitário, cartunista e empresário - escreve sobre diferentes situações que costumam passar despercebidas. Relatos de vida somados a observações do cotidiano o colocam em sintonia com o leitor, que deve se identificar com as suas tiradas já nas primeiras páginas da obra e, obviamente, cair na risada.

Afinal, tudo é motivo de piada para Gentili. Em textos curtos e simples, escritos de maneira bem-humorada, o humorista comenta sobre viagens de avião, fim de relacionamento, horas perdidas no trânsito, sexualidade, tratamento no banco e internet, entre tantos outras situações que ficam separadas por tema e recebem ilustrações criadas pelo próprio autor.

CRIAÇÃO - Para produzir esse livro, Gentili precisou forçar a memória. Teve de escrever piada por piada porque não havia digitado as ideias no computador ou anotado as tiradas em papel qualquer. Por esse motivo, muitas piadas não entraram no DVD "Danilo Gentili Volume 1", lançado no ano passado, no qual registra o seu show de stand-up comedy.

O lado positivo desse processo é que o humorista pôde criar outras piadas, exclusivas para a publicação, e se recordar de textos que foram apresentados uma só vez ou nunca foram testados diante do público. Já o lado negativo, segundo o comediante, é que "agora você pode perder seu precioso tempo lendo tudo isso".

Este é o terceiro livro de Danilo Gentili. Em 2009, lançou a obra "Como se Tornar o Pior Aluno da Escola - Manual Completo, Ilustrado, Revisado e Não Recomendado para Estudantes", que reúne 23 lições para que o leitor se transforme em baderneiro de mão-cheia.

No ano seguinte foi a vez de "Politicamente Incorreto" tomar as prateleiras do País. Nas páginas, Gentili critica a política nacional. "Ria deles antes que eles riam de você", diz a chamada de capa.

A Vida e Outros Detalhes Insignificantes Lançamento de livro. Na sexta-feira, a partir das 18h30. Na Livraria Cultura (Conjunto Nacional) - Avenida Paulista, 2.073, São Paulo. Tel.: 3170-4033.



TRECHOS

Mãe acidentada
Minha mãe caiu da escada. De novo. No mesmo degrau. Dizem que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. O raio da minha mãe cai. A outra vez em que ela caiu tomou dez pontos. Dessa vez tomou 15. Se ela tomar mais cinco pontos vou suspender a habilitação de pedestre dela. (p. 16 e 17)

Twitter
Uma verdade sobre o Twitter: foi um homem que inventou. Uma mulher não conseguiria inventar uma coisa para falar tão pouco. (p. 19)

Funcionário do mês
E as fotos de funcionário do mês? Você pode encontrar até mais de um funcionário em um mês. São chamados de destaques. Às vezes aquelas paredes têm mais destaques que escCS9ola de samba. (p. 74)

Caixa eletrônico
O caixa eletrônico é bipolar. Na porta do banco você vê uma placa: caixa 24 horas. E logo embaixo tem um adesivo em que se lê: horário de funcionamento das 6h às 22h. Esse aí está com todo o meu dinheiro e trabalha menos do que devia. Isso aí não é caixa, é deputado. (p. 100 e 101)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;