Memória Titulo Memória
Este engenheiro fez história na Cerâmica São Caetano
Ademir Medici
12/04/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Urames Pires dos Santos

(Guaranésia, MG, 8-5-1925 – São Paulo, SP, 11-4-2018)

“Um aspecto essencial das memórias de Urames Pires dos Santos é o de que elas documentam como a indústria moderna engendra e se apossa de uma trama extensa de relações sociais, que vai da produção de mercadorias à produção de biografias, que vai das técnicas da produção industrial às técnicas sociais da política e do poder.”

Cf. José de Souza Martins, no prefácio do livro Memórias de um Engenheiro da Cerâmica São Caetano

(Fundação Pró-Memória de São Caetano, 2013).

“Quando comecei a trabalhar, São Caetano era recém-separado de Santo André e ainda guardava resquícios de periferia: não tinha calçamento, água encanada, esgoto ou jardins. Apenas o entorno da Cerâmica era diferenciado, pois mantinha casas ‘moráveis’ graças aos bons salários e regalias que a empresa concedia.”

Cf. Urames Pires dos Santos, em entrevista à jornalista Camila Galvez, Diário, 17-6-2013.

O engenheiro Urames Pires dos Santos era católico praticante. Ia à missa com a mulher, Silvia, e comungava, todos os domingos, na igreja da Imaculada Conceição, na Avenida Brigadeiro Luís Antonio, perto de sua casa. Era um grande pé de valsa, ele e a mulher, exímios dançarinos. Assinado: José de Souza Martins.

Urames e o professor Martins foram amigos durante 65 anos, desde 1953. Naquele ano, o adolescente Martins começou a trabalhar na Cerâmica São Caetano. Urames era engenheiro de uma empresa associada da Cerâmica, a Copami (Companhia Paulista de Mineração), que funcionava lá dentro.

“De certo modo, devo o que sou hoje a Urames Pires dos Santos, que leu os originais de meu livro, São Caetano do Sul em Quatro Séculos de História, e se empenhou em viabilizar sua publicação. Foi o que decidiu o meu destino”, relata Martins, oferecendo outras informações:

Urames destacou-se na escola. Venceu um concurso estadual de ensaios escolares sobre riquezas minerais do Brasil, de cujo júri fazia parte o engenheiro Roberto Cochrane Simonsen, dono da Cerâmica. Simonsen quis conhecê-lo e o animou a se preparar para ingressar na universidade em curso relacionado com mineração. Deu-lhe todo o apoio, ofereceu-lhe uma bolsa de estudos e o recrutou para trabalhar em sua empresa.

Urames foi vereador em São Caetano (duas gestões, 1953 a 1957; 1957 a 1961). Foi morador no Bosque da Cerâmica por muitos anos. Apaixonado pelo cinema, foi colaborador do Jornal de São Caetano e um dos editores da revista Acimarec, publicação interna da Cerâmica São Caetano.

Foi autor, também, de um estudo técnico referencial sobre a industrialização do lixo no município.


ADEUS

Dr. Urames era filho de Hermínio (guarda-livros) e Aracy Pires dos Santos (costureira). Na infância, viveu em várias cidades do Interior de São Paulo. Foi tipógrafo e redator no semanário A Gazeta de Mococa. Já em São Caetano casou-se com Silvia Avesani Arruda e o casal criou os três filhos: Maria Silvia, Carlos Urames e Elisabeth.

Parte aos 92 anos e seu corpo foi encaminhado para o Crematório da Vila Alpina.


Diário há 30 anos

Terça-feira, 12 de abril de 1988 – ano 30, nº 6724

Manchete – País pode arrecadar US$ 1 bilhão com a conversão da dívida

São Bernardo – Justiça reitera a interdição do Fórum Criminal de São Bernardo e lança críticas ao Metrô. As rachaduras do Fórum foram provocadas pelas obras do terminal Paço.

Nota – O prédio do antigo Fórum Criminal serviu como escola ao primeiro ginásio público de São Bernardo, o João Ramalho. Atualmente é a sede da Guarda Civil Municipal, a poucos metros do Paço Municipal.

Cubatão – Comissão Especial pela Restauração da Serra do Mar libera indústrias. A sobrevivência da mata continua em risco.

Memória –Zanotto e Jacopucci, famílias antigas de Santo André.

Polícia – Registrados sete homicídios em São Bernardo no final de semana.

Hoje

Dia do Obstetra e da Parteira. Data oficializada no Estado de São Paulo pela lei 7.067, de 24 de setembro de 1962.

Dia da Intendência do Exército Brasileiro

Santos do Dia

São Zenão de Verona

São Júlio 1º. Foi papa no século 4º.

Sabas Godo

Vitor de Braga

Em 12 de abril de...

1918 – Noticia-se que a Companhia Inglesa (São Paulo Railway) pretende suprimir o trem de subúrbio que parte de Santo André para São Paulo às 12h15.

Entre os prejudicados estariam os professores do Grupo Escolar de São Bernardo, hoje Santo André, que teriam de esperar pelo trem das 14h45.

Os professores chegavam a Santo André pelo trem das 6h40 e com a supressão só poderiam almoçar às 16h.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ataques repelidos pelos franceses. Os ingleses senhores da situação. Morticínio de alemães. A resistência dos portugueses.

1958 –Centro Acadêmico 8 de Abril, da Faculdade Municipal de Ciências Econômicas de Santo André, realiza, no Salão Rhodia, o Baile do Calouro, animado por Zézinho e sua orquestra da televisão. O baile foi amplamente divulgado, inclusive através de embalagens para fósforos financiadas pelo então deputado federal Lauro Gomes.

1978 – Professores da USP, Unicamp e Unesp realizam o Dia do Protesto.

Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santo André comemora 48 anos. 

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 12 de abril:

Na Bahia, Aiquara, Dário Meira, Gongogi, Licínio de Almeida, Presidente Dutra e Serra Dourada

No Rio Grande do Sul, Arroio dos Ratos, Capão da Canoa, Erval Seco, Nova Araçá e Severiano de Almeida 

No Paraná, Bocaiúva do Sul

Em Alagoas, Penedo, Porto Calvo

No Maranhão, São Félix de Balsas

No Piauí, São José do Piauí<TB>

Fonte: IBGE


A fauna do Grande ABC

Gavião Pega Macaco

O nome é proveniente da sua predileção por macacos e micos. Uma das mais belas e imponentes entre as aves de rapina, com um penacho na cabeça. Predador. Caça suas presas com astúcia e sem piedade. 

As garras são enormes, superafinadas. Cravam na caça, matando-a. Espécie exclusivamente florestal.

O gavião-pega-macaco faz parte da lista vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais. Ou seja: está entre as espécies ameaçadas em todo o mundo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;