Memória Titulo
Pelos caminhos do mar, histórias que o povo conta
Ademir Medici
14/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Que histórias são encontradas pelos caminhos do mar, concreta, objetivamente, mas também no imaginário das pessoas?

Todos têm histórias a contar. É só puxar conversa.

Para as pessoas o caminho do mar, pelo trem, não existe mais. Composições sobem e descem pela Serra do Mar, mas só transportam mercadorias. E as gentes, perderam o trem da história?

Uma boa receita: pela memória, afeto e lembranças, é possível construir as coisas boas que os políticos e tecnocratas destruíram.

 

A receita é dada pela Cia. As Marias, de São Bernardo, cujo núcleo central tem as jovens Cibele Mateus, Cristiane Santos e Patrícia Santos. Elas seguiram – e continuam a seguir – por onde caminha o mar. Que milagre é este?

“Descobrimos o caminho do mar que passava por São Bernardo, pela Rua Marechal Deodoro, pelos antigos que paravam na capelinha de Nossa Senhora para pedir proteção na caminhada”, contam as jovens, cuja história do projeto desenvolvido está na DGABC TV a partir desta semana – www.dgabc.com.br

As três Marias fizeram o caminho inverso, a partir de Santos. Pesquisaram o bairro de Paquetá. Passaram por Cubatão, por São Bernardo, deram uma corrida até Paranapiacaba – para pegar o caminho ferroviário – e depois ao Ipiranga, por onde passa a Estrada das Lágrimas. E quantas histórias conseguiram.

Pesquisaram a documentação oficial e acadêmica. Mas, principalmente, ouviram as pessoas, dos mais idosos as de uma faixa etária menor.

A senhora da Bahia que viu em Santos, no mar de Santos, a mesma abundância de peixes que vira anos antes na sua Bahia.

A outra senhora que nunca mais havia retornado à praia desde a morte de um filho.

As duas legítimas batateiras que se criaram na mesma linha colonial, viveram os mesmos cenários, e só foram se conhecer, por acaso, numa das apresentações da Cia. Marias na Câmara de Cultura Antonino Assumpção.

O sobrevivente da tragédia da Vila Socó, em plena Serra do Mar, quando tantos morreram.

E vejam só, em Paranapiacaba, encontraram uma pessoa que chegou a viajar num trem de passageiros pela serra – milagre, a Dona Marli.

Histórias coletadas, a Cia. Marias adaptou tudo numa composição artística, entremeada pela dança, teatro, cinema, fotografia, artes visuais. E vão devolvendo as histórias ao povo, em espetáculos de rua.

O projeto foi contemplado pelo edital ProAC Artes Integradas 2016. Entre fevereiro e agosto as três Marias e a Panamérica Filmes percorreram os caminhos do mar. E em setembro começaram a dividir o seu trabalho com as pessoas, nas ruas.

Diferentemente da maioria dos trabalhos acadêmicos, o projeto dessa gente bonita não ficou arquivado. Foi e continuará a ser mostrado.

 

Falam as Marias...

 

“É importante a gente estar indo ao encontro das pessoas. Ouvir histórias. Indagar sobre os porquês das mudanças nas paisagens. Descobrir os lugares de afeto de cada uma. Abrir espaço a elas.”

Cristiane Santos

 

“A cidade não é feita só do carro, do prédio, da arquitetura. Ela é feita do patrimônio humano. Ouvimos as pessoas. E queremos devolver o que elas nos contaram em forma de arte. Elas fazem parte desse caminho do mar que a gente está inventando e construindo com suas memórias.”

Patrícia Santos

 

“A balsa se chama João Basso e ali trabalhou o meu bisavô, o João das Balsas. No seio da família ficou: a balsa do João das Balsas.”

Cibele Mateus

 

Diário há 30 anos

Domingo, 13 de setembro de 1987 – ano 30, edição 6546

Educação – Ensino oficial precário favorece escola particular.

Decepcionadas, mães preferem pagar caro.

Reportagem: Solange Dotto, da página Ela & Ele

Comércio – Farmacêuticos apoiam fim da propaganda de remédios.

Cultura & Lazer – Ivan Lins, movido a romantismo. Reportagem: Elemar de Souza Cruz e Luciano Vicioni (fotos).

 

Em 14 de setembro de...

1917 – O operário Francisco Ferreira, 25 anos, teve a perna direita atingida por uma peça que se desprendeu de um guindaste, durante trabalho em São Caetano. Sofreu fratura exposta. Foi atendido pelo Dr. Carvalho Braga e internado no Hospital de Misericórdia.

A guerra. Do noticiário do Estadão: na Rússia, fracasso da revolta; a contraofensiva austríaca; ataques repelidos pela Itália.

1717 – Pedro de Almeida Portugal, o Conde de Assumar, toma posse no cargo de governador de São Paulo.

1822 – Dom Pedro chega ao Rio de Janeiro, de volta da sua viagem a São Paulo, e toma posse do cargo de grão-mestre da Maçonaria.

1942 – Desaba cinema em construção no Centro de São Caetano, o futuro Cine Max.

 

Hoje

Dia do Frevo.

Igreja celebra a festa da ‘Exaltação da Santa Cruz’. A festa se liga à dedicação de duas basílicas construídas em Jerusalém. Uma das basílicas foi erigida no lugar em que Jesus Cristo foi sepultado.

 

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Presidente Prudente, fundado em 14 de setembro de 1917 e emancipado em 1921, quando se separa de Santa Cruz do Rio Pardo.

Ou seja: Presidente Prudente completa hoje o seu centenário, com uma série de solenidades, entre as quais o lançamento de um filme de longa-metragem contando a sua história e estrelado pelo ator andreense Antonio Petrin.

De Presidente Prudente se originaram vários outros municípios, entre os quais Santo Anastácio, Presidente Venceslau, Regente Feijó, Presidente Bernardes e Álvares Machado.

Temos no Grande ABC muitos moradores que vieram de ‘Prudente’, entre os quais o casal Otavio e Neide, do 1º Cartório de Ofícios de São Bernardo, e a jornalista Paula, da Scania.

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários neste dia 14 de setembro: no Paraná, Andirá e Pérola; no Rio de Janeiro, Laje do Muriaé; em Minas Gerais, Malacacheta; em Alagoas, Olho d’Água do Casado; na Paraíba, Pilar; no Mato Grosso, Sinop; e no Rio Grande do Sul, Viamão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;