Memória Titulo
A chegada a Santo André em 1924
Ademir Medici
20/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Na retrospectiva dos 30 anos desta página Memória, nos fixamos na obra do artista plástico José Rodrigues Vibian, de Santo André. Espanhol de Galícia, nascido em 1914, ele veio com 3 anos de idade para o Brasil. O pai e o tio trabalhavam em obras de abertura de estradas de ferro. Onde havia serviço, lá estavam, de Minas Gerais a São Paulo. E foi em São Paulo, em plena Revolução de 1924, que a família, passando necessidades econômicas, foi convidada por um conhecido para vir a Santo André.

“Foi o melhor lugar da minha vida”, recordava Vibian, em entrevista gravada à Memória em 1998. Pôde estudar. Frequentar o I Grupo Escolar. Ver o desenvolvimento do Haras Jaçatuba, onde a família viveu, em contato estreito com a natureza. A criação de cavalos do Erasmo Assumpção. As verdadeiras ruas com árvores frutíferas. Dos 10 aos 18 anos, Vibian viveu na Chácara Jaçatuba.

O gosto pela pintura viria naturalmente. Um professor no grupo escolar, o professor Rodolfo, o estimulou a desenhar. Com 18, 19 anos, pintou as primeiras telas. E em 1947, a grande sacada da vida de Vibian no campo das artes: fotografar futuras paisagens.

“Puxa, agora não vai dar mais para pintar. Eu via todos aqueles lugares, principalmente a Chácara Bastos. Daria cada quadro bacana. O que fiz: fotografei tudo, mais de 50 fotos. Um dia vai dar para pintar.”

Os primeiros quadros foram feitos em 1968, focalizando a Santo André de 1947.

Tapeação? Não.

E eu provo

Depoimento: José Rodrigues Vibian

Na primeira exposição, houve discussão com os jovens. Houve quem dissesse que era tapeação. Imaginem, Santo André ser assim! Ninguém acreditava. Eu dizia:

– Quer apostar?

Eles não queriam. Eu tinha como provar. Guardara todas as fotos de 1947. Negativos e fotos, que depois doei ao Museu de Santo André.

O dia 20 de setembro de 1917

Fazia 47 anos que Roma havia sido redimida pelos italianos: 1870-1917. A data foi festivamente comemorada nas cidades em que a colônia italiana se fazia representar, casos de São Bernardo (sede do Município), Santo André e São Caetano (distritos de paz).

Em São Paulo houve recepção oficial no Consulado Geral da Itália, domiciliado à Rua Visconde do Rio Branco, 74, e no Círculo Italiano.

A Itália fazia parte dos aliados, simpáticos ao Brasil e ao gigante Estados Unidos. Já a Alemanha, inimiga de guerra, sofria por estas bandas. Poucos anos depois, quando da Segunda Guerra, Itália e Alemanha, mais o Japão, formando o Eixo, seriam inimigos dos brasileiros, com todas as suas consequências, ricamente contadas em livros, jornais e na memória oral.

Diário há 30 anos

Domingo, 20 de setembro de 1987 – ano 30, edição 6.552

MANCHETE – Bernardo Cabral (relator da Constituinte, PMDB) recua e quer parlamentarismo já. Ferviam os debates voltados à próxima Constituição. Discutiam-se temas como:

Mandato do presidente Sarney muda de cinco para seis anos.

Primeiro-ministro será nomeado em março de 1988.

Presidente não pode firmar empréstimos externos.

SOS TRÂNSITO – Uma nova série de reportagens. A morte no trânsito já preocupa todo o País.

MEMÓRIA HÁ 30 ANOS – O primeiro governo de São Caetano. Era mostrada a Administração do prefeito Angelo Raphael Pellegrino.

Em 20 de setembro de...

1900 – Fundada a Sociedade Italiana de Mútuo Socorro Savóia, hoje Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira de Santo André.

1917 – Debatia-se no Parlamento brasileiro o chamado Código do Trabalho. Tramitava o projeto nº 373, com pareceres sobre a lei que se pretendia organizar sobre o operariado em geral.

a) O operário, pelos seus representantes, as chamadas ligas trabalhistas, defendia oito horas de jornada diária, inclusive aos sábados, totalizando 48 horas semanais.

b) A empresa queria mais: 56 horas por semana, com duas opções: dez horas por dia, de segunda-feira a sexta-feira, e seis horas no sábado; ou nove horas e meia durante os cinco dias úteis, mais 8,5 horas no sábado.

Quem venceria esta disputa de braços?

A guerra. Do noticiário do Estadão: na Rússia, a demissão do comitê executivo do Conselho dos Soldados e Operários; nos EUA, a requisição de todos os navios mercantes.

Hoje

Dia do Engenheiro Químico

Dia da Revolução Farroupilha

Municípios Paulistas

Hoje é o aniversário de Itapeva e Ipauçu.

Ipaussu tornou-se município em 20 de setembro de 1915, quando se separou de Santa Cruz do Rio Pardo. O nome significa Ilha Grande.

Itapeva foi elevada a vila (município) em 20 de setembro de 1769. Nomes anteriores: Itapeva da Faxina (até 1910) e Faxina (até 1938). Slogan: Capital dos Minérios.

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários neste dia 20 de setembro:

No Mato Grosso, Jauru.

No Rio Grande do Sul, Pântano Grande.

Em Minas Gerais, Pará de Minas.

Em Santa Catarina, Ponte Alta.

No Piauí, Valença do Piauí.

Santos do Dia

André Kim Taegon (Coreia do Sul, Dangjin, 21-8-1821 – Seul, 16-9-1846). Ordenado padre em Xangai. Durante um trabalho missionário, André foi preso pelas autoridades coreanas. Num gesto de coragem professou a fé em Cristo. Seu gesto custou-lhe a vida. Foi o primeiro sacerdote mártir coreano. Na mesma ocasião foram martirizados Paulo Chong Hasang e 102 homens, mulheres, velhos e crianças, sacerdotes e leigos, ricos e pobres, seus companheiros mártires.

Francisco Maria




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;