Memória Titulo
Boa Viagem completa trilogia. E fala novamente da Diocese de Santo André
Ademir Medici
17/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


A Basílica da Boa Viagem apresentará, hoje, A Igreja no Grande ABC. Os Monumentos Mais Antigos.
É um pequeno livro, de 60 páginas, que completa uma trilogia, composta pelos livros Uma Caminhada Missionária, 1904-2004, que celebra o centenário dos missionários de São Carlos (os Escalabrinianos) na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem; e Semente do Grande ABC, livro que focaliza os 200 anos da criação desta paróquia e faz um passeio pelas então 99 paróquias da Diocese de Santo André em 2012.

A nova publicação perpetua os 300 anos em que os nomes São Bernardo e São Caetano iniciam o processo de batismo das antigas localidades da Borda do Campo e Tijucuçu, homenagem dos beneditinos a São Bernardo de Claraval e São Caetano de Thiène. Iniciavam, os religiosos, a construção de duas capelas, dedicadas aos dois santos, em pontos dos atuais municípios de São Bernardo ‘do Campo’ e São Caetano ‘do Sul’.

Este novo trabalho foi pauta-sugestão de dom Pedro Cipollini, bispo diocesano. Ele reúne dados que não foram publicados nos livros anteriores – completando-os.

Uma das novidades do livrinho a ser apresentado é a composição de capa e contracapa – fogem ao convencional e reúnem informações históricas importantes da Diocese. Forma-se uma conjugação de imagens e informações que celebram os santos e santas padroeiros das sete cidades que formam a Diocese.

Dom Pedro e padre Giuseppe Bortolato, pároco-reitor da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, fazem as apresentações. E a equipe que montou a nova publicação é quase a mesma do livro Semente do Grande ABC.

CONVITE
Missa celebrada em idioma italiano
Lançamento do livro A Igreja no Grande ABC
Quando: hoje, domingo, ao meio-dia
Local: Basílica Nossa Senhora da Boa Viagem
Endereço: Largo da Matriz, Centro, São Bernardo

Nota - Após a missa, no Salão Paroquial, almoço com macarrão, carne ou frango, polenta, salada italiana, pão e sobremesa. Preço: R$ 20

Diário há 30 anos
Quinta-feira, 17 de dezembro de 1987 – ano 30, edição 6627
Manchete –Pressões políticas esvaziam pacote econômico
Comportamento –Consumidores procuram menos os sapateiros, cuja arte vem sendo, pouco a pouco, substituída por sapatos e tênis plásticos e de borrachas.
Memória – No tempo da Billings boa.
Informática (Ivone Santana) – Automação do Mappin ABC reduz erros e perdas.
Polícia – Aumentam os homicídios em dezembro.

Em 17 de dezembro de...
1812 – Padre José Basílio Rodrigues Cardim é efetivado como o primeiro pároco de São Bernardo.
1917 – O vereador Serafim Constantino, gerente da Matarazzo em São Caetano, tem saúde melhorada em Poços de Caldas, onde se encontra.

Santos do dia
São João da Mata;
Santa Olímpia;
Lázaro;
Vivina.

Municípios brasileiros
Celebram seus aniversários em 17 de dezembro:
Em São Paulo, Aparecida. Criado em 17 de dezembro de 1928, por lei estadual que o separa de Guaratinguetá;
Em Minas Gerais, Águas Formosas, Alpinópolis, Alterosa, Astolfo Dutra, Belo Vale, Betim, Bias Fortes, Bom Jardim de Minas, Brumadinho, Buenópolis, Campina Verde, Campo Florido, Candeias, Carlos Chagas, Carmo da Cachoeira, Carmo da Mata, Conceição das Alagoas, Congonhas, Conselheiro Pena, Cordisburgo, Cristiano Otoni, Delfinópolis, Divino, Divisa Nova, Dom Joaquim, Dores de Campos, Guiricema, Indianópolis, Inhapim, Itamonte, Jaboticatubas, Lagoa Santa, Laranjal, Liberdade, Martinho Campos, Mateus Leme, Matipó, Miradouro, Nova Ponte, Perdizes, Pirapetinga, Porteirinha, Santa Juliana, São Roque de Minas, São Vicente de Minas, Sapucaí Mirim, Senador Firmino, Soledade de Minas, Teixeiras e Volta Grande;
No Rio Grande do Norte, Barcelona, Maxaranguape, Olho d’água do Borges e Parnamirim;
No Piauí, Bom Jesus;
Na Bahia, Conde;
Em Goiás, Diorama;
No Amapá, Ferreira Gomes, Laranjal do Jari, Santana e Tartarugalzinho;
Na Paraíba, Itatuba e Serra Redonda.
Fonte: IBGE
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;