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O conhecimento no mundo em mutação
Wilson Marini
Da APJ
30/03/2015 | 07:00
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Em 1914, apenas 12 cidades possuíam 1 milhão de habitantes. Atualmente, já são 500, além de milhares de centros regionais liderados por cidades com 300 mil habitantes ou mais. Cerca de 3 bilhões de pessoas entrarão para a chamada classe média global até 2030. Para refletir as novas tendências globais, e o impacto disso na gestão das nossas cidades, o Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal) promoveu curso que teve como docentes o coordenador da unidade de inovação da Secretaria de Governo do Estado, Roberto Meizi Agune, e os especialistas Álvaro Santos Gregório e José Antônio Carlos. Seguem algumas das frases marcantes do encontro:

“Quando a gente pensa que sabe todas as respostas, vem o mundo e muda as perguntas.”

“Vivemos momento raro de transformação, uma mudança de era, e não poderemos continuar trabalhando nos próximos anos com os mesmos métodos utilizados hoje.”

“O conhecimento não tem dimensão física, mas abrange pesquisa e desenvolvimento, patentes, direitos autorais, licenciamento, propaganda e marketing, rádio, TV, cinema, internet, jogos, gastronomia, moda, entretenimento, biblioteca, museus, turismo, automóveis, televisores, computadores, aviões, satélites, entre outros.”

“O uso de novas tecnologias, cada dia melhores e mais baratas, fez surgir um círculo virtuoso de inovações sem precedentes na história da humanidade.”

“O erro é justamente fazer as coisas certas por um período demasiadamente longo.”

“A agenda do governo mudou com o passar dos anos e tem se tornado cada vez mais complexa. As soluções antigas já não respondem às novas demandas.”

“O modelo que devemos buscar é a união de novas tecnologias com novos processos e, assim, obter inovação organizacional. O processo demanda mudanças profundas, porém inadiáveis, na gestão pública. Envolve a utilização de métodos organizacionais inovadores nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.”

“A maior parte dos problemas é muito complexa, para uma só pessoa ou uma só área. Múltiplas perspectivas e pontos de vista, disciplinas, conhecimento, habilidades e experiência constituem a chave para dominar a complexidade.”

“O perfil do consumidor mudou muito e foi preciso adequar-se. Hoje, é muito mais ágil e faz muitas compras pela internet. Espera que o órgão público responda na mesma velocidade em que realiza transações virtuais. Precisamos dar respostas a ele.”

“O conhecimento é o único insumo que, dividindo as pessoas, multiplica e é isso que procuramos aplicar na corporação.”

Edinho na Secom
É do Interior o novo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação. Edinho Silva, que tomará posse amanhã no Palácio do Planalto, foi duas vezes prefeito de Araraquara (entre 2001 e 2008), deputado estadual (2010-2014) e presidente do PT paulista. É sociólogo formado pela Unesp e com mestrado em engenharia da produção na Ufscar de São Carlos. Dentro do PT é tratado como um articulador moderado e conhecido por bom trânsito com o setor empresarial. Por isso, lideranças do setor de comunicação no Estado receberam bem a notícia. Edinho também é considerado um “profundo conhecedor” da mídia regional e deverá ampliar os contatos e as relações com todos os setores da imprensa. A nomeação, noticiada na sexta-feira, foi elogiada por alguns dos principais dirigentes de comunicação, que vislumbram em sua futura atuação canal que vai assegurar convivência democrática, respeitosa e independente entre os veículos e o governo federal. Em Brasília, analistas políticos dão como certo que ele fará parte das reuniões restritas do conselho político da presidente Dilma.

Supermercadistas
“Produtividade – A Serviço do Consumidor” será o tema principal da Feira Apas 2015 e o 31º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados que serão realizados na capital entre os dias 4 e 7 de maio, no Expo Center Norte. Segundo o presidente da Apas (Associação Paulista de Supermercados), Pedro Celso, trata-se de uma prática cada vez mais utilizada no setor para gerar resultados, com foco no atendimento aos consumidores. É resposta do segmento para o enfrentamento da crise econômica e preservação do vínculo com a população e as comunidades. “Otimismo”, diz ele, será o refrão do evento. Empresas serão orientadas, por meio de encontros técnicos e ferramentas de produtividade, a melhorar a eficiência do atendimento com atenção a preços e controle de estoques. Pedro Celso fez semana passada uma maratona de divulgação dos eventos no Interior, que teve início em Araçatuba e foi concluída em Bauru, sexta-feira. A ênfase em produtividade tem sintonia com o perfil do novo presidente da Apas, que assumiu o cargo em setembro de 2014. Pedro Celso, formado em Administração de Empresas pela PUC-Campinas e pós-graduado na Fundação Getúlio Vargas, é focado no desenvolvimento humano e valoriza a capacitação dos recursos humanos.




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