Cíntia Bortotto Titulo Carreira
Você é um profissional inovador?
Cíntia Bortotto
04/09/2017 | 07:21
Compartilhar notícia


Muito se tem falado sobre inovação e como este conceito tem mudado o mundo do trabalho. Mas, afinal, o que é inovar? No meio empresarial, definimos este processo como a ação de resolver um problema de maneira diferente, mais eficiente, com caminhos e estratégias diferentes do que já estamos habituados a fazer. Não está ligada somente a novos produtos ou serviços, mas em novas formas de organizar a empresa. É construir novas soluções, que entregam mais valor ao usuário e que geram ganhos excepcionais para a empresa. E, nesse contexto, inovar pode representar para a empresa o aumento do faturamento, acesso a novos mercados, aumento da margem e lucro e muitas outras vantagens.

Então, como deve ser um profissional inovador? Gosto de lembrar que o que esperamos das pessoas no mundo do trabalho vem mudando nos últimos anos. Há até algumas décadas, quem tinha inglês fluente ou um certificado de MBA era considerado ‘demais’ dentro das empresas. Hoje em dia, além do conhecimento de línguas e de uma boa formação acadêmica, as empresas procuram por profissionais que tenham flexibilidade, resiliência, uma visão multicultural etc. Tudo isso é importante, além de entregar resultados satisfatórios, cumprir prazos, executar.

Claro que pessoas criativas, com ideias incríveis, podem trazer um diferencial competitivo tem preço para a companhia. Mas inovar no pequeno, nos processos do dia a dia também pode ser o que vai fazer a diferença.

Para conseguir ter esse olhar despreendido e repensar a maneira de realizar os processos, é preciso estar bem, dar um tempo para a cabeça, às vezes desfocar um pouco da rotina ou tentar fazer as coisas em outra ordem. Viajar, entender como funcionam outros lugares, outras culturas, como outras pessoas resolvem problemas também é algo muito importante para quem quer ser inovador.

Esta é uma competência que pode ser desenvolvida, embora algumas pessoas pareçam já nascer predispostas a inovar. Algumas características de profissionais inovadores são não esperar com paciência a maturação das ideias. Além disso, trabalhar em grupo, ouvir os outros e entender os cenários ajudam muito a reaproveitar ideias antigas em novas combinações.

Arrisque-se, pois um erro pode sempre servir como aprendizado. Não desista nem se contente com a primeira resposta que lhe aparecer: insistir em encontrar mais de uma solução para as questões pode ser a chave para aquela grande ideia.

As dicas ajudaram? Espero que sim!

Siga confiante e boa sorte! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;