Setecidades Titulo Coleta seletiva
Cidades planejam ampliar índices de reciclagem de lixo

Diadema pretende alcançar 4% do total de resíduos produzidos, Santo André 10% e São Bernardo, 2,2% até o fim deste ano

Yara Ferraz
do Diário do Grande ABC
06/06/2014 | 07:07
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Apesar da obrigatoriedade de todo município a determinar metas de reciclagem de lixo, somente Santo André, São Bernardo e Diadema divulgaram o percentual que pretendem atingir. A previsão está na lei 12.305 de 2010, que regulamentou o Plano de Resíduos Sólidos.

Atualmente Santo André recicla 8% de todo o lixo gerado na cidade, o que representa 1.100 toneladas por mês. De acordo com informações do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), esse percentual representa 5% do lixo recolhido porta a porta e 3% de outros resíduos, como madeira, pilhas, lâmpadas, pneus.

A meta da cidade para este ano é chegar aos 10% de detritos reciclados e, em 2016, 20%. Para isso, a Prefeitura está finalizando a construção de dois galpões de triagem, além de adquirir equipamentos para as cooperativas de catadores e trabalhar conscientização com os grandes geradores. A previsão é que as ações sejam finalizadas no segundo semestre deste ano.

São Bernardo recicla atualmente 1,8% do lixo e tem a expectativa de alcançar 2,2%. A Prefeitura anunciou ontem a expansão da coleta porta a porta para 24 bairros e, assim, o serviço chega a 280 mil moradores, cerca de 38% da população do município. “Atualmente temos duas cooperativas responsáveis pela separação dos resíduos e 110 pessoas trabalhando na coleta”, disse o secretário de Serviços Urbanos, Tarcísio Secoli.

Já Diadema recicla 4% do total de lixo produzido na cidade, o que representa média de 2.500 toneladas por mês. A meta do município é que esse número dobre até o fim deste ano, com a construção de postos de coleta, implantação de ecopontos e a adesão de novos catadores.

São Caetano recicla mensalmente 32 toneladas por mês de materiais, o que representa 0,6% do total de resíduos coletados.

Mauá coleta seletivamente nos bairros Centro e no Jardim Guapituba 1,5% do total dos resíduos produzidos, o que representa 35 toneladas por mês. De acordo com a Prefeitura, a partir do próximo mês empresa fará o diagnóstico para que haja a elaboração do Plano Municipal de Coleta Seletiva.

Assim como Mauá, Ribeirão Pires recicla 1,5% do total do lixo produzido na cidade. A Prefeitura informou que “as metas de reciclagem de lixo estão estabelecidas pelo Plano Municipal de Resíduos”, sem especificar, no entanto, quais são.

Para ampliar o percentual de reciclagem, obras serão iniciadas no segundo semestres deste ano para a construção de galpão de triagem em Ouro Fino.

Coleta seletiva de São Bernardo completa um ano e tem expansão

O programa de coleta seletiva da cidade de São Bernardo comemorou um ano com evento ontem no Jardim do Lago. O local, junto de mais 23 bairros, receberá coleta de resíduos porta a porta, o que totaliza 38% das residências da cidade com o serviço.

“Nossa meta é que até o fim do ano toda a cidade seja atendida. É cada vez mais importante que a população se conscientize sobre a separação do lixo orgânico dos materiais que podem ser reciclados”, declarou o secretário de Serviços Urbanos, Tarcísio Secoli.

Os moradores estão contatando com orientação porta a porta de agentes sanitários para explicar o que deve ser descartado normalmente e o que deve ser separado para a coleta. O caminhão vai recolher os resíduos uma vez por semana.
“Esse programa da Prefeitura não teria sucesso sem a cooperação da comunidade. Os resíduos secos devem estar separados em uma sacola e o vidro em outra, para evitar acidentes”, disse Secoli. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;