Setecidades Titulo Trens
Após sinal de greve, linhas da CPTM vão funcionar normalmente
Do Diário OnLine
31/07/2017 | 19:52
Compartilhar notícia


Funcionários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) decidiram, em assembleia na noite desta segunda-feira, que não haverá paralisação do transporte amanhã. Todas as linhas funcionarão normalmente. Na região, cerca de 189,5 mil pessoas utilizam diariamente a Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra). A categoria protesta contra a redução da tabela salarial vigente em 3,51%.

"A categoria vai aguardar a audiência no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) e na quinta-feira faremos nova assembleia para definir possível greve na sexta-feira", disse o vice-presidente do Sindicato dos Ferroviários, Mauricio Alves de Matos.

A CPTM, por sua vez, se baseia em uma decisão do TST (Tribunal Superior do Trabalho) de abril deste ano, no qual afirmou que o índice de reajuste determinado pelo TRT no dissídio coletivo de 2011 é indevido. “Portanto, em cumprimento à decisão judicial, a Companhia aplicou a redução da tabela salarial em 3,51% no mês de julho de 2017, sob pena de crime de responsabilidade dos seus gestores.”

Ainda segundo a CPTM, na última sexta-feira, em uma audiência de conciliação, houve proposta de parcelamento do desconto de 3,51% em duas vezes, sendo 1% em agosto e o restante em dezembro.

A Companhia afirmou que já entrou com ação cautelar no TRT e o desembargador determinou que caso haja paralisação, deverá ser mantido o contingente de funcionários suficiente para garantir 80% da operação nos horários de pico (das 4h às 10h e das 16h às 21h) e 60% nos demais horários. (Colaborou Daniel Macário)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;