Cultura & Lazer Titulo
Livro traz os cartunistas do novo milênio
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
11/03/2001 | 18:00
Compartilhar notícia


  A ironia mesclada à crítica é a tônica do livro '2001 – Uma Odisséia no Humor: A Visão Bem-Humorada de 21 Cartunistas sobre o 3º Milênio' (Editora Virgo, 128 págs., formato 14 x 21 cm, R$ 15), antologia de cartuns que, como o título indica, reúne 21 profissionais da área, sendo cinco do Grande ABC. A publicação acaba de ser lançada.

A obra reúne mais de uma centena de cartuns inéditos, feitos exclusivamente para a publicação. Da região, participam Marcio Baraldi e Gilmar, de Santo André, Mastrotti e Regisclei, de São Caetano, e Cerito, de São Bernardo.

O livro ainda conta com trabalhos de desenhistas de outros estados brasileiros: Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Pernambuco. Também participa um cartunista argentino. Cada um apresenta cinco cartuns.

Dividida por autores, a publicação reserva texto de apresentação no início da seção destinada a cada cartunista, que também conta com uma caricatura do desenhista.

Os cartunistas que integram 2001 – Uma Odisséia no Humor têm currículos exemplares, com colaborações para importantes e diversos jornais e revistas brasileiros, além de fanzines.

“O tema maior do livro é o novo milênio e as perspectivas para o futuro. Como exemplo, cito os desenhos que fazem referência à Internet, aos extraterrestres e aos robôs”, diz Mario Mastrotti, cartunista que participou e organizou a obra. Mastrotti também publicou a tira Cubinho no Diário, de 1975 a 1980, bem como Age, de São Paulo, e Moretti, de Campinas.

Mastrotti ressalta que o livro faz parte de um projeto cooperativo. “A publicação foi custeada pelos próprios cartunistas, que receberam cotas para ser vendidas”. Foi a maneira encontrada para driblar as dificuldades burocráticas e financeiras do mercado editorial. A tiragem inicial é de mil exemplares.

No ano passado, a Editora Virgo publicou Humor Brasil 500 Anos, lançado no mesmo sistema de 2001 – Uma Odisséia no Humor e que contou inclusive com exposições dos cartuns integrantes da obra, na Câmara de Cultura Antonino Assumpção, em São Bernardo, e na Fundação Pró-Memória, em São Caetano.

“Esse projeto coletivo de publicação nasceu de um desgosto comum dos participantes pelo mercado editorial brasileiro, no que diz respeito ao cartum. Então, discutimos formas alternativas de divulgar o nosso trabalho”, conta Mastrotti. Ele completa e questiona: “O Plínio Marcos, que é um ícone da dramaturgia nacional, cansou de vender suas próprias obras, por que nós deixaríamos de fazer o mesmo?”.

O livro, que não esta à venda em livrarias, pode ser adquirido por meio do telefone 4226-4396. Mais informações sobre a publicação podem ser obtidas no site da editora: www.editoravirgo.8m.com.

Mastrotti também conta que o Grande ABC receberá exposições com trabalhos da obra, em datas e locais a serem definidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;