Setecidades Titulo História
Ribeirão será palco da História em 2015

Comissão inicia preparativos para 13º congresso, que irá debater os caminhos do Grande ABC

Camila Galvez
do Diário do Grande ABC
20/07/2014 | 07:11
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


A Ribeirão Pires da Capela do Pilar, da Fábrica de Sal e da Casa de Herbert Richers começa a preparar o 13º Congresso de História do Grande ABC. A cidade que serviu de passagem para indígenas e portugueses na época do descobrimento do Brasil e que pode, inclusive, ter sido o berço da antiga Vila de Santo André da Borda do Campo trará como tema do encontro os caminhos percorridos pela gente da região ao longo desses 514 anos.

Segundo o diretor de equipe da Secretaria de Cultura e Turismo do município, Gláucio Gonzales, a proposta é mostrar o que a comunidade acadêmica vem pesquisando atualmente sobre a região. “Para tanto, iremos realizar encontros mensais até a realização do congresso, a fim de definir de que forma esses trabalhos serão apresentados”, afirma.

A meta é realizar os debates, que tem duração de uma semana, no fim de setembro ou início de outubro. O local que sediará o evento ainda está sendo definido pela organização.

Além de debater os caminhos percorridos pelo povo do Grande ABC, o congresso deve trazer a tona também a necessidade de implantação de Arquivos Públicos nas sete cidades, algo, inclusive, determinado pela Constituição brasileira. “Sem esses arquivos, temos dificuldade para encontrar documentos, pois eles ficam espalhados. O arquivo histórico não pode ser morto, precisa ser vivo”, opina Gonzales.

Do ponto de vista da academia, o coordenador do curso de História da Uniesp Faculdades Integradas de Ribeirão Pires, Maurício Tintori Piqueira destaca o projeto de História Oral desenvolvido pela instituição de ensino, que recolhe depoimentos de moradores da cidade. “Mas precisamos ampliar ainda mais essa relação entre a comunidade e a academia”, destaca.

O Congresso de História é oportunidade única para promover esse encontro de ideias, já que os debates são abertos ao público, formado principalmente por estudantes da área.
O Diário será parceiro da iniciativa e irá divulgar, ao longo deste pouco mais de um ano de preparação, as novidades sobre a realização do evento. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;