Memória Titulo MEMÓRIA
O União vai ao Bruno. E ganha espaço na TVDGABC
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
13/07/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Na história do Grande ABC, o futebol. Capuava, EC União do Morro. Trinta e um anos completados em fevereiro. De idade, de luta, de resistência.

Uma mulher no futebol, Linda Santos, diretora do União do Morro de Capuava, em Santo André. É a convidada de Memória desta semana na TVDGABC – assistam: www.dgabc.com.br.

Linda veio ao programa com a camisa do time. Trouxe banner e fotos, e deliciou-se ao falar da grande conquista do União: a Copa Santo André deste ano, em pleno Estádio Bruno Daniel na final diante do Jardim Irene.

“Era o nosso sonho, o nosso objetivo maior: jogar no Bruno Daniel”, conta Linda Santos. Para um público calculado em 4.500 pessoas, a torcida do União lotou quatro ônibus, fora os que foram de automóveis.

O União do Morro já teve sede e campo. Hoje não tem. As reuniões administrativas são realizadas na casa da Linda, e as comemorações num bar de Capuava.

Linda, mulher, como você se sente no meio de tantos boleiros?
Sou muito bem recebida e respeitada por todos, inclusive pelos jogadores. As brigas existem. Não só para os homens. Para a mulher também. E eu lá fazendo parte, na beira do campo, dentro do campo.

SUPERAÇÃO

O União do Morro de Capuava é de 2 de fevereiro de 1986. Subiu para a divisão principal do futebol andreense em 2006. Não caiu mais.

Para levantar a Copa Santo André participou de um torneio com mais de 50 clubes. Foram 11 rodadas.

– E agora, Linda, qual o próximo objetivo do União?
– É chegar ao “Bruno” de novo.

Para tal, o União participa do campeonato da Especial de Santo André, enfrentando equipes do nível do Sacadura Cabral, Guaraciaba, São Jorge e Sorocaba, este seu vizinho no Vale do Tamanduateí.

Sua antiga praça de esportes foi desativada em prol de um projeto de habitação popular. Sem campo e sem sede, mas com uma bela camisa e facebook onde registra seus passos e conquistas.

Fala Linda

O União do Morro na comunidade é como se fosse uma família. Cada um que vai chegando é mais um integrante. Fazemos questão de fazer jus ao nome: União. Sou baiana. Nasci Flamengo. Mas o meu time do coração é o União. Lavo os uniformes. Faço almoço para os jogadores. E as nossas cores são quase iguais às do Flamengo: vermelha, azul e preta.


Diário há 30 anos

Domingo, 12 de julho de 1987 – ano 30, edição 6492

SÃO CAETANO – Perigo continua na Avenida Guido Aliberti, com acostamentos desmoronados e falta de sinalização.

POLÍCIA – O novo comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel João Sidney de Almeida, quer PM voltada para questões sociais. Entrevista: Walter Venturini.

ESPORTES – A cidade de Santos é a campeã dos Jogos Regionais da Zona Sudeste, disputados em Guarulhos. Santo André
ficou em segundo, perdendo uma
hegemonia de seis anos.

TV – Záccaro, italianíssimo brasileiro. O programa tem conseguido bons pontos no Ibope. Reportagem: Elemar de Souza Cruz e Mauricio Pavan.


Em 13 de julho de...


1887 –
Nasce em Mantova, na Itália, Augusto Cantamessa. Em Santo André foi músico, barbeiro, juiz de futebol e presidente do Primeiro de Maio Futebol Clube.

1917 – Setores e fábricas do Município de São Bernardo, hoje Grande ABC, paralisam atividades e aderem à greve geral deflagrada em São Paulo.

Em São Paulo, o número de grevistas atinge 20 mil, com a adesão dos trabalhadores da Light, da companhia de gás e da maioria
das pequenas fábricas e oficinas.

Registrados tiroteios entre soldados e operários no Brás.


Santos do Dia

Nossa Senhora Rosa Mística. Nome dado à aparição mariana relatada em 1947 e anos seguintes em localidades da Itália.

Henrique I

Teresa dos Andes


Hoje

Dia do Engenheiro Sanitarista
Dia Internacional do Rock


Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 13 de julho:
Na Bahia, Água Fria e Santanópolis
Na Paraíba, Marizópolis

Em Tocantins, Porto Nacional
Em Alagoas, Rio Largo

No Paraná, Terra Boa

Fonte: IBGE
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;