Setecidades Titulo Vila Nova Divinéia
Terreno é desapropriado em São Bernardo
Do Diário OnLine
28/03/2017 | 16:34
Compartilhar notícia
Marília Montich/DGABC


Atualizada às 20h

A Prefeitura de São Bernardo desapropriou nesta terça-feira cerca de 20 barracos que foram erguidos ao longo de 11 dias na Travessa São Paulo, na Vila Nova Divinéia, em São Bernardo.

Segundo a GCM (Guarda Civil Metropolitana), a operação teve inicio às 10h. As autoridades não revelaram o número oficial de famílias retiradas, porém de acordo com os ocupantes, 25 delas tiveram que deixar o local. As notificações foram feitas ontem e o prazo estipulado para saída era de 24 horas, o que não teria sido respeitado. “Não nos deram tempo para sair. Hoje de manhã já chegaram arrancando a gente de casa”, disse a faxineira Claudineia Neves, 34 anos.

Apenas três barracos continuam erguidos porque, ainda segundo os ocupantes do terreno, a ordem de retirada não determinava prazo exato. A GCM deixou o local por volta das 15h40 sob aplausos e sem dar maiores esclarecimentos. Não houve conflito durante toda a ação.

Preparando o terreno nestes 11 dias, os moradores do assentamento só começaram a passar noite nos barracos ontem. Apesar da operação, as famílias prometeram que irão retornar para reconstruir seus lares. “Não temos alternativa. A Prefeitura nos tira daqui e agora estamos simplesmente na rua. Um caminhão vai levar algumas pessoas a casas de parentes. Tem gente aqui que tem criança e é complicado.”, afirmou Beatriz Santos, 33 anos, atualmente desempregada.

Procurada, a Prefeitura de São Bernardo esclareceu, por meio da Secretaria de Habitação, que uma desocupação lícita está sendo feita naquela área pública necessária à execução do programa habitacional PAC Reurbanização. Segundo a Admnistração, a ação foi feita dentro do poder que compreendia o poder administrativo que, nessa hipótese, dispensa poder judicial, mesmo porque a invasão ocorreu dois dias atrás, envolvento três famílias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;