Economia Titulo Comércio
Venda de flores cai
no Dia da Secretária

Data perde representatividade nas floriculturas;
na contramão, Giuliana tem estratégia para hoje

Soraia Abreu Pedrozo
30/09/2014 | 07:19
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Nario Barbosa/DGABC


A secretária, fiel escudeira de executivos, já não é mais tão lembrada em sua data no Grande ABC, comemorada hoje. Floriculturas da região dizem que não há tanta demanda quanto anos atrás. Em alguns casos, simplesmente não há procura. Salvo exceções, como a Giuliana Flores, de São Caetano, que prospecta seus clientes, não deixa que eles se esqueçam do dia e, além disso, vende pela internet em todo o País, o que amplia expressivamente seu raio de atuação.

“Acho que com a migração ou fechamento de indústrias da região a data foi perdendo sua representatividade por aqui, já que o comércio não contrata secretária”, avalia Maria Moretti, proprietária da Fruta Flor, de Santo André, há 36 anos no ramo. “A procura por flores no Dia da Secretária vem diminuindo nos últimos dez anos. Antes, era feita pesquisa de preços com antecedência e saíam muitos arranjos. Inclusive, as mulheres dos executivos faziam as encomendas.”

Até a tarde de ontem, Maria não tinha registrado nenhum pedido para a data. Ainda assim, ela estava preparada. “A vantagem é que, diferentemente do Dia da Mulher, em que são demandadas, por exemplo, 30 flores iguais, hoje a preferência é por arranjos, já que o número de pessoas presenteadas é menor.”

Mesmo vendendo também pela internet, a proprietária da Maria Fulô, de Diadema, Edna Gloder Baltazar, acredita que o Dia da Secretária, de fato, foi esquecido. “No ano passado foi bastante fraco e, hoje (ontem), tivemos dois pedidos que não estavam relacionados à data.”

Katia Saito, gerente da Clarice Floricultura, de Mauá, até havia se esquecido da comemoração, pelo fato de não haver procura. “Um fornecedor que me lembrou hoje (ontem). Acho que pelo fato de estar em bairro, mais afastado do Centro, a demanda é fraca. Essa data nunca foi expressiva para nós.”

A vendedora da Chris Flores Ângela Carvalho, de São Bernardo, embora concorde que a data está caindo no esquecimento, afirma que as vendas do período em 2013 foram “razoáveis” e que, neste ano, espera pelo menos manter o desempenho. “Já vendemos alguma coisa hoje (ontem). Mas o movimento deverá crescer no fim do dia ou amanhã (hoje)”, disse, sem mensurar quantidade. “Este é um ano atípico. Com a economia em ritmo lento, Copa do Mundo e eleições, as pessoas ficam receosas em gastar mais.” Sua aposta é em arranjos de lírios e cravos, orquídeas e cestas de café da manhã. Os buquês ficam para data românticas.

CONTRAMÃO

A Giuliana Flores, de São Caetano, já vem se preparando há 25 dias para a comemoração de hoje. “Temos um trabalho focado nas datas. Nós ligamos para as empresas e lembramos do dia. Oferecemos nosso produto. Isso inclui todas as companhias que compraram conosco no ano anterior e outras, que prospectamos. Além de enviarmos e-mail marketing. Vamos na contramão”, afirma Clóvis Souza, idealizador do negócio.

Até a tarde de ontem, o site, líder no seu segmento, já registrava crescimento de 22% nos pedidos para o Dia da Secretária em relação a 2013. O objetivo é expandir, pelo menos, 25%. Já a loja física, situada na cidade da região, havia ampliado em 8%, com o intuito de chegar em 10%. “No ano passado, a data caiu numa segunda-feira, então o dia que antecedeu a comemoração foi domingo. Creio que , por isso,muita gente acabou se esquecendo da data.”

Apesar de o Grande ABC ser o berço do empreendimento, é a vizinha São Paulo o carro-chefe nos pedidos para hoje. Sem contar as entregas em todo o País, que já começaram a ser enviadas ontem. Dentre os itens mais demandados, Souza lista arranjos de astromélia, rosas e orquídeas, além de kit de flor com alfajor Havanna.   




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