Política Titulo Eleições 2012
Frank 'tem tudo'
para continuar vice

Análise sobre as eleições do ano que vem é do prefeito de
S.Bernardo, Luiz Marinho, após garantia de Campos Machado

Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
11/06/2011 | 07:34
Compartilhar notícia


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), afirmou ontem que "tem tudo" para repetir a dobrada com o vice-prefeito, Frank Aguiar (PTB), na eleição do ano que vem. A declaração ocorreu um dia depois de o presidente estadual do PTB, Campos Machado, afirmar que tinha garantia do chefe do Executivo de que manteria o petebista na chapa.

"Digo que tem tudo para caminharmos com o Frank de vice. Esse não é o problema. Mas, não é hora de discutir isso", disse Marinho, após almoço com o prefeito de São Paulo e idealizador do PSD, Giberto Kassab.

Sem se estender sobre os motivos que o levam a continuar com Frank na função, o petista ressaltou que tem alertado integrantes do governo e aliados a não antecipar o debate eleitoral. "Tenho chamado a atenção de companheiros que têm antecipado esse debate do ano que vem. É hora de fazer, realizar. O ano que vem deixa para o ano que vem."

Indagado se conversaria com o líder paulista do PTB para evitar outras antecipações de informações, respondeu bem-humorado: "O Campos não, porque não é meu subordinado, então não em o porquê".

O momento de concretizar a chapa, segundo Marinho, é após diálogo com partidos que comporão o arco de aliança. "É preciso conversar com o conjunto de partidos que vão formar a base para o ano que vem. Vocês sabem da minha posição. Em relação a isso, só vamos bater o martelo quando formarmos o grupo para a disputa do ano que vem. Agora não é hora", analisou o prefeito.

A medida em que se aproximam as convenções que definirão os candidatos do pleito de 2012 - as convenções serão realizadas em junho do ano que vem e as campanhas têm início em julho -, aumentam as especulações sobre nomes.

Vários nomes já foram cogitados para a vaga de vice de Marinho. Inclusive da ex-primeira-dama Marisa Letícia, mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A situação levou o ex-chefe da Nação a explicar à cúpula do Paço que não havia essa intenção.

 

Dois vereadores do DEM irão para o PSD de Gilberto Kassab

 

O prefeito de São Paulo e idealizador do PSD, Gilberto Kassab, deixou reunião com o prefeito Luiz Marinho e com os dois vereadores do DEM, Mauro Miaguti e Fábio Landi, satisfeito com o resultado: apoio à administração, à reeleição do petista em 2012 e ingresso dos parlamentares em seu partido assim que a agremiação for formalizada.

Miaguti e Land só aguardam a efetivação do PSD para pedir desfiliação do DEM. Eles dividirão a tarefa de articulação da legenda na cidade. Já há conversas para adesão de outros vereadores do município ao PSD, mas os nomes estão sob sigilo. O presidente da Câmara, Hiroyuki Minami (PSDB), é um dos que circulam nos bastidores. O tucano nega qualquer movimentação para troca no momento.

Kassab pretende visitar outras cidades do Grande ABC para iniciar a composição de sua sigla, mas não há datas definidas. Tampouco um coordenador regional para isso.

Não haverá perda de mandato por infidelidade partidária para quem se filiar ao PSD porque a lei eleitoral abre brecha para transferências partidárias para novas siglas (para as que já existem é proibido).

Aliados do prefeito paulistano coletam as 500 mil assinaturas necessárias para avalizar a agremiação no Tribunal Superior Eleitoral. Mas, o presidente estadual do PTB, Campos Machado, alega que o PSD foi incorporado ao seu partido em 2003, com acompanhamento inclusive do Ministério Público Federal.

"Com certeza disputaremos a eleição de 2012", garantiu Kassab, que disse estar embasado juridicamente, mas não revelou o teor do argumento.

Apesar da articulação na região, o PSD, se criado oficialmente, terá apenas candidatos a vereador nas sete cidades.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;