Economia Titulo Crediário
Vendas a prazo tiveram alta de 7,3% no primeiro trimestre
03/04/2011 | 08:13
Compartilhar notícia


As vendas a prazo no comércio da capital paulista registraram alta no primeiro trimestre ante o mesmo período de 2010. O dado faz parte de pesquisa divulgada na sexta-feira pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

No período, as consultas ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que mede as vendas a prazo, registraram crescimento de 7,3%. O balanço da entidade mostrou alta ainda maior, de 8,1%, nas consultas de cheques no SCPC, termômetro das vendas à vista.

O balanço da ACSP mostra que, apesar do incremento, houve redução no ritmo de expansão das vendas a prazo no varejo da capital paulista em relação ao ano passado. No primeiro trimestre de 2010, as vendas a crédito tiveram crescimento médio de 10,4% ante o mesmo período de 2009. A entidade justifica a desaceleração à adoção pelo BC (Banco Central) das chamadas medidas macroprudenciais.

As vendas à vista, por sua vez, mantiveram o ritmo apresentado no ano passado, registrando crescimento de 8,1%. "Isso sugere que o consumidor ficou mais cauteloso somente em relação ao endividamento, ou seja, continuou comprando à vista, mas ficou um pouco mais prudente em relação ao crediário." A perspectiva da ACSP é de que, nos próximos meses, as vendas tanto no crediário como à vista apresentem ritmo de desaceleração, "caso a massa salarial continue crescendo num ritmo mais moderado", analisou a entidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;