Economia Titulo Fomento
BNDES responde por 21% do crédito
03/04/2011 | 08:11
Compartilhar notícia


O diretor de planejamento do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), João Carlos Ferraz, afirmou na sexta-feira que o banco de fomento foi responsável pela concessão de 21% do crédito total registrado no ano passado.

Em 2003, a participação do banco oficial havia sido de 24,3%. "O BNDES está promovendo um processo de crowding in, que deve avançar de forma substancial nos próximos dois ou três anos", comentou. Ele fez o comentário em palestra na FGV (Fundação Getulio Vargas), em São Paulo.

Para Ferraz, há uma série de críticas de que o Estado brasileiro faz o processo de exclusão das empresas privadas da produção da economia, o que é conhecido pelo termo em inglês crowding out. Segundo ele, com os financiamentos de longo prazo concedidos pelo BNDES a projetos de maturação de vários anos, ligados tanto à ampliação da Formação Bruta de Capital Fixo, como também para infraestrutura, estão aumentando os investimentos acima do avanço do PIB. "Investimentos maiores que o PIB é tudo o que a gente quer", comentou.

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, disse recentemente que o aumento dos investimentos de longo prazo é o melhor mecanismo para o País ampliar seu potencial de crescimento e combater a inflação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;