Economia Titulo Débitos
Inadimplência das empresas recua
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
26/02/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


A inadimplência das empresas caiu 0,8% em janeiro, na comparação com dezembro de 2010, de acordo com indicador da empresa especializada em informações de crédito Serasa Experian. Essa retração no primeiro mês do ano não é usual. Desde 2006 isso não ocorria.

O levantamento também mostrou recuo na variação anual. O atraso no pagamento de débito das pessoas jurídicas teve diminuição de 2,1% ante janeiro de 2010.

Em relação ao desempenho do índice no mês frente a dezembro, o assessor econômico da Serasa Experian, Carlos Henrique de Almeida, explica que, normalmente, a inadimplência cresce no início do ano, já que as companhias estão contabilizando gastos de pagamento do 13º salário e repondo estoques.

Para ele, o indicador começou o ano de forma diferente como reflexo da boa fase da economia em 2010, que gerou maior consumo e, consequentemente, aumento da produção.

Almeida acrescenta que a expansão na oferta de crédito para os negócios, com o apoio do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) e dos bancos públicos, deu suporte ao capital de giro e aos investimentos. Além disso, a recuperação gradual das principais economias já dá, neste ano, fôlego para as empresas exportadoras.

CENÁRIO - O assessor econômico cita que a recente política monetária restritiva (com as medidas de elevação das taxas de juros básicas e de alta do depósito compulsório dos bancos para o financiamento de longo prazo) aumentará o custo do crédito e refreará o consumo, desacelerando a economia.

Dessa forma, se não houver outros ajustes na economia, a inadimplência das empresas pode se intensificar a partir do segundo semestre deste ano, avalia Almeida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;