Economia Titulo Empréstimo
Procura por crédito cresce 0,6% em janeiro
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
15/02/2011 | 07:11
Compartilhar notícia


 O volume de empresas que contrataram crédito em janeiro cresceu 0,6% em relação a dezembro. Mesmo com balanço positivo, na comparação com o mesmo mês do ano passado (janeiro de 2010), a demanda das companhias por crédito avançou 0,9% - a menor taxa de crescimento anual em seis meses, segundo o indicador Serasa Experian.

Segundo a Serasa, o fato da demanda das empresas por crédito ter registrado, em janeiro a menor taxa anual é sinal de que as medidas de restrição ao crédito recentemente adotadas pelo governo e o processo de elevação dos juros também deverão afetar negativamente a evolução da procura por financiamentos das companhias ao longo dos próximos meses - atualmente, a Selic (taxa básica de juros) está em 11,25%.

"O mercado já começa a esfriar. Os empresários ficam cautelosos em tomar crédito quando os juros estão subindo, como agora", enfatiza Luiz Rabi, gerente de indicadores de mercado da Serasa.

Ele explica que a maior parte dos empréstimos realizados pelos empresários é utilizada como capital de giro, para pagar fornecedores e fazer estoque , por exemplo. Micro e pequenos empreendedores também utilizam a verba financiada para investir nos negócios.

SETORES

O levantamento da Serasa aponta ainda que as companhias do setor comercial lideraram a expansão da demanda por crédito no primeiro mês deste ano, crescendo 2,8% em comparação com dezembro. Na indústria a alta mensal foi de 1%.

O único segmento que apresentou queda na procura por empréstimo no período foi o de serviços, com recuo de 2,1%.

PERFIL

O avanço da demanda das companhias por crédito em 2010 foi determinado pelo crescimento de 0,8% registrado pelas micro e pequenas empresas, uma vez que tanto nas médias, quanto nas grandes, a procura por empréstimo recuou 1,7% e 1,8%, respectivamente, no primeiro mês do ano.

Na comparação com janeiro de 2010, somente as micro e pequenas empresas apresentaram variação positiva neste indicador (alta de 1,1%). Já nas médias houve queda de 2,6% e nas grandes empresas houve recuo de 0,3% na comparação com janeiro de 2010.

Todas as regiões geográficas do País, com exceção do Sul (queda de 2,4% frente ao último mês de 2010), exibiram crescimento nas demandas das empresas por crédito em janeiro. A maior delas ocorreu no Centro-Oeste (alta de 2,8% frente a dezembro de 2010), seguido da região Sudeste (crescimento de 1,7%).

Na comparação anual, isto é, contra janeiro de 2010, o maior crescimento também ficou por conta da região Centro-Oeste (+2,6%), seguido de perto pela região Sul (+2,0%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;