Com o açúcar e o cacau mais caros desde o ano passado,
produtos sofrerão reajuste em 2011, afirmam as fabricantes
Adorado por adultos e crianças, o chocolate terá sabor mais amargo nesta Páscoa. Com o açúcar e o cacau mais caros desde o ano passado, os preços dos ovos e colombas chegarão aos supermercados com reajuste médio de 10%, segundo as fabricantes ouvidas pela equipe do Diário.
Para que a variação não fosse mais impactante, a compra de matéria-prima foi antecipada para segurar um pouco o valor dos produtos. A Pandurata, dona das marcas Bauducco e Visconti, comprou os insumos para panetones e colombas juntos.
Segundo o gerente de marketing de produtos sazonais, Rodrigo Mainieri, na comparação com 2010, o repasse de preços será de 6%. A produção da Pandurata para a data será 12% maior do que no ano passado.
Ainda em relação às colombas pascais, a Coop (Cooperativa de Consumo) pretende produzir 10,3 toneladas na central de panificação. O volume será 15% maior. Em relação aos ovos, serão colocados à venda 40 mil unidades de marca própria. A rede não informou se houve alta nos preços desses itens.
Segundo o gerente de marketing da são-caetanense Ben Hur, Sebastião Simões, a variação nos preços dos ovos de chocolate nesta Páscoa será de 5% a 10% devido à forte alta do cacau. Ele acrescenta que embalagens e brindes também encarecem o produto.
Mesmo assim, a expectativa para o período é positiva para a fábrica, que produz apenas nas épocas natalina e pascal. "Serão 30 toneladas nesta temporada, volume 30% maior do que no ano passado", detalha.
A Hershey's, outra marca da Pandurata, minimizou o repasse da alta nos custos dos insumos na indústria. Segundo a gerente de marketing, Renata Vieira, os produtos estão 5% mais caros. "Não haverá novo reajuste no período da Páscoa", garante.
Tanto na Ben Hur quanto na Hershey's, a época pascal representa fatia de 30% dos negócios durante o ano. As empresas salientam que a entrada de consumidores das classes C e D garantirá bons resultados nas vendas.
IMPORTÂNCIA
A suíça Nestlé e a norte-americana Mars (dona de M&M's e Twix) destacam que a Páscoa é a principal época do ano para a categoria de chocolates, seguida de outras datas importantes como Natal e Dia dos Namorados.
A empresa suíça espera volume de vendas 5% mais neste ano. Seu portfólio de produtos foi ampliado para esta temporada, cujos itens do setor estarão à venda após o Carnaval.
Empresas abrem 13,6 mil vagas temporárias
Assim como Natal e Dia das Mães, a Páscoa consolidou-se como sinônimo de vagas temporárias tanto no varejo quanto na indústria. Somente as maiores companhias do setor somam 13,6 mil oportunidades para a temporada deste ano.
A multinacional suíça Nestlé está recrutando 4.000 promotores de venda em todo o País, além de 2.000 que foram contratados em setembro para a linha de produção dos ovos de Páscoa.
Na Garoto - adquirida pela concorrente Nestlé há quase nove anos - o processo de contratação desses funcionários segue até o dia 28. Serão 5.000 promotores de venda em todas as capitais.
As exigências são idade superior a 18 anos e Ensino Médico completo. O período de trabalho será de 10 de março a 24 de abril. Os interessados devem ficar atentos aos anúncios de abertura de vagas nas agências de emprego da região.
REGIÃO
Para a unidade fabril em São Caetano, a Ben Hur vai selecionar por meio de agências funcionários para trabalhar nos supermercados na região metropolitana de São Paulo. Por enquanto, foram contratadas 45 pessoas para a linha de produção.
A Pandurata (Bauducco, Visconti e Hershey's) planeja selecionar 2.300 funcionários para atuar em pontos de venda no País, número 10% maior do que em 2010. AM
Companhia de Mauá foca no segmento de embalagens
A Cromus, fabricante de produtos de papelaria e embalagens para presentes, instalada em Mauá, reforçou o quadro de funcionários para atender demanda da indústria com a contratação de 100 funcionários.
Com a sazonalidade, a companhia pretende incrementar o faturamento em 15% na comparação com o ano passado, para isso, renovou a coleção de embalagens com cerca de 4.000 produtos com temas infantis e adultos.
Empresas como Cacau Show e Kopenhagen são os clientes atendidos pela mauaense, que há cinco meses se prepara para a data. Ela iniciou suas atividades há 16 anos com foco no mercado artesanal de chocolate.
O comércio voltado aos itens de chocolate lucra durante todo o ano. Entretanto, a época pascal corresponde a 40% do lucro anual da companhia.
Instalada em um parque fabril com 17 mil m², conta com a colaboração de 550 funcionários e equipamentos para impressão em flexografia e rotogravura. Em 2009 entrou para outro segmento com o lançamento das caixas cartonadas. AM
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.