Economia Titulo Imposto
IPVA parcelado começa a vencer amanhã

Prazos também valem para cota única sem desconto

da Redação
10/02/2011 | 07:09
Compartilhar notícia


Os contribuintes que optaram por fazer o pagamento parcelado do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) ou pretendem pagar a cota única sem desconto devem ficar atentos aos prazos, que começam a vencer amanhã. Proprietários de veículos com placa final 1 devem fazer o pagamento amanhã. Na segunda-feira, é a vez das placas 2.

Para efetuar o pagamento não é necessário ter em mãos a notificação enviada pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, com o valor a ser pago - já descontados os créditos da Nota Fiscal Paulista. Basta informar o código do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) que a instituição bancária, a casa lotérica, o banco postal - que funciona nos Correios - ou o site do banco levanta o montante devido e oferece as opções de pagamento à vista ou parcelado.

As únicas entidades financeiras que não recebem o pagamento do IPVA são: Citibank, Mercantil do Brasil, PanAmericano e Safra. Instituições como Daycoval, Schahin e Rendimento e dos grandes bancos comerciais efetuam a operação.

Como não existe boleto a ser quitado, no caso de parcelamento, o proprietário de veículo deve ficar bastante atento para não perder as datas de pagamento. Em caso de atraso, a multa é salgada: 0,33% por dia.

Por exemplo, se uma pessoa que tem de pagar R$ 300 quitar o débito um mês após o vencimento, terá de desembolsar R$ 331,16.

Neste ano, o IPVA ficou 7,2% mais barato no Estado de São Paulo. O tributo, que tem como base os valores venais dos veículos calculados pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), vai pesar menos no bolso do motorista por conta da redução dos preços dos carros usados.

O levantamento da Fipe registrou queda média de 7,2% nos valores de venda praticados no varejo. Somente motos e similares tiveram retração acima da média (queda de 9,1%). Para os automóveis, o preço médio ficou 7% menor em relação ao ano passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;