Política Titulo Lei de transparência
Câmara de São Bernardo tem placas sem nota fiscal

Objetos de mármore foram instalados no novo prédio do Legislativo

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
21/04/2013 | 07:27
Compartilhar notícia


Duas placas de mármore instaladas no novo prédio da Câmara de São Bernardo não possuem nota fiscal. A informação foi repassada pela secretaria administrativa da Casa ao munícipe Marcelo Sarti, que solicitou os documentos via Lei de Acesso à Informação.

Os materiais estão colocados à direita da escada rolante, logo na entrada da nova estrutura do Legislativo, idealizada pelo tucano Hiroyuki Minami, ex-presidente do Parlamento - hoje a Casa é comandada por Tião Mateus (PT). A placa maior indica os 21 vereadores da legislatura passada, com destaque para os componentes da mesa diretora, ao prefeito Luiz Marinho (PT) e ao vice Frank Aguiar (PTB).

A outra, de menor porte, possui referência aos parlamentares atuais e homenageia, na parte superior, a juíza eleitoral Ana Lúcia Siqueira de Figueiredo, titular da 174ª zona eleitoral de São Bernardo, que deu posse aos 28 vereadores, a Marinho e a Frank no dia 1º de janeiro.

Ana Lúcia foi a mesma juíza que julgou improcedente ação protocolada pelo Ministério Público Eleitoral contra Minami. A promotoria eleitoral acusava o tucano, vereador de cinco mandatos, de compra de voto pela participação em bingo promovido pelo grupo Sempre Mulher (do qual ele é um dos fundadores) em 1° de setembro, em plena campanha eleitoral. Ela não acatou a representação que poderia resultar na cassação do diploma e perda do mandato.

"Informamos que não constam dos registros desta secretaria quaisquer despesas com a instalação das placas indicadas na fotografia constante no requerimento do interessado", escreveu José Luis de Souza, secretário administrativo da Câmara, sobre o pedido do munícipe.

Na semana passada, Minami informou que as placas não tinham nota por serem reaproveitadas da antiga estrutura e foram instaladas como cortesia da empreiteira Ubiratan, responsável pela construção do anexo I da Casa. Na sexta-feira, procurado novamente para falar sobre os mármores com nome da juíza que o absolveu em janeiro, ele não retornou aos contatos do Diário.

 

OUTRAS PLACAS

Ao todo, Sarti solicitou nota fiscal de cinco placas comemorativas do anexo 1 e do novo plenário da Câmara de São Bernardo. A Casa divulgou valores de duas estruturas, uma em mármore (instalada em agosto de 2008) e outra em vidro (novembro de 2008). Ambas custaram quase R$ 8.000.

O objeto colocado à esquerda da escada rolante, na entrada do edifício, foi o reaproveitado do Legislativo anterior citado por Minami. Foi adquirido na gestão do ex-vereador Laurentino Hilário (hoje no PDT) e estampa os nomes dos parlamentares da quinta legislatura da cidade com data de janeiro de 1969, quando o município era administrado por Higino Baptista de Lima.

À direita, consta a lista da primeira legislatura empossada na Casa então inaugurada, que abrigou também a posse de Aldino Pinotti como prefeito de São Bernardo, em 1º de fevereiro de 1969.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;