Cultura & Lazer Titulo Gastronomia
Ricota com gosto; confira receita feitas com esse queijo

Confira receitas com ricota

Daniele Tavares
Especial para o Diário
21/04/2013 | 07:02
Compartilhar notícia


Um sabor que se espalhou pelos quatro cantos do mundo, é um derivado do leite, tem dezenas de variações e é o melhor símbolo que o Estado mineiro poderia ter: o delicioso queijo.

O alimento é de origem italiana e é um dos mais antigos registrados em toda a história da humanidade. Há estudos que apontam ser de 10 mil anos a.C., época em que pastores de cabras e ovelhas utilizavam o leite e o queijo como fonte importante de alimentação.

Entre tantos tipos, um que vem tomando conta das cozinhas mundiais é a ricota, um derivado de massa mole, fresco e de baixo teor de gordura. Tem a textura mais fina que o queijo cottage, é úmido e levemente adocicado.

Além das propriedades nutricionais, a ricota é bastante versátil na culinária, sendo utilizada no preparo de pratos doces e salgados, como esfirras, tortas, patês e bolos.

A sua produção, ao contrário da maioria dos queijos, que vem do leite, é feita a partir do soro de queijo e de uma pequena quantidade de leite, integral ou desnatado, que o torna mais leve e nutritivo que os demais. Geralmente, vem sem sal e a cada 50 gramas possui aproximadamente 69 calorias.

Para o chefe consultor do Attuale, Samuele Oliva, a ricota está ganhando espaço na culinária por ser neutra e cair bem em vários pratos. "O sabor da ricota não interfere no dos demais alimentos que coloco na receita, além de trazer uma nova consistência. As pessoas elogiam muito a cremosidade que a ricota traz ao prato", diz.

O alimento destaca-se pela ajuda no fortalecimento de ossos e dentes, por ser rico em cálcio, sendo que também é indicado na obtenção de massa muscular, por possuir as mesmas calorias de alguns tipos de suplementos.  

Receitas

RICOTA CASEIRA chef Hugo Meirelles

Ingredientes:
1 litro de leite integral (saquinho)
4 colheres (sopa) de vinagre claro
4 colheres (sopa) de água filtrada
2 colheres (café) de sal

Modo de preparo
Coloque o leite em uma panela, leve ao fogo e, quando levantar fervura, desligue o fogo.
Acrescente o vinagre, a água, mexa e deixe esfriar por uma hora, pois enquanto esfria ele vai coalhando.
Estenda um pano sobre uma panela, como se fosse um coador.
Despeje o leite coalhado sobre o pano e deixe escorrer todo o soro.
Descarte o soro que passou pelo pano.
Enrole o pano e aperte bem para que escorra o restante do soro.
Tempere a ricota com o sal e coloque dentro de um aro ou fôrma pequena amassando com as costas de uma colher.
Leve à geladeira e deixe por uma hora. Desenforme e sirva.

BOLINHO DE RICOTA Livro Sabores da Cozinha Saudável

Ingredientes
125 g de queijo ricota
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de chutney
Pimenta-do-reino a gosto
1/2 xícara (chá) de nozes bem picadas
1/2 colher (chá) de páprica

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes, exceto as nozes e a páprica, até formar uma massa homogênea. Depois forme bolinhas com essa massa e passe-as pelas nozes misturadas com a páprica. Deixe gelar bem. Por fim sirva com aperitivo ou lanche.  

PASTIERA DI GRANO (TORTA DE GRÃOS DE TRIGO, RICOTA E CREME DE BAUNILHA) chef Reginaldo Soares

Ingredientes para a massa
350 g de farinha de trigo
150 g de açúcar
2 gemas de ovo
100 g de manteiga sem sal
120 ml de água
Raspas de limão
Ingredientes para o recheio
350 g de ricota
300 g de açúcar
200 g de grão de trigo cozido
100 g de uvas-passas
Ccnela em pó a gosto
1 copo de leite
100 g de manteiga
4 ovos inteiros
1 colher (chá) de baunilha  

Modo de preparo da massa
Coloque a farinha de trigo passada na peneira em uma superfície lisa. Misture a manteiga com o açúcar e as raspas de limão. Acrescente as gemas e vá misturando com a ajuda de água até que a massa se una e fique uniforme. Deixe descansar por dez minutos. Forre uma assadeira redonda, de preferência com fundo removível, reservando um pouco de massa para a decoração.
Modo de preparo do recheio
Numa panela, coloque o trigo, o leite e a manteiga. Deixe cozinhar por dez minutos e reserve. Bata no liquidificador a ricota, o açúcar, os ovos, as gemas, a baunilha, as raspas de limão e a canela. Deve ficar um creme bem liso. Acrescente as uvas-passas. Junte o creme com a mistura de trigo. Sobre a massa que foi colocada na fôrma, coloque o recheio. Utilize a massa que ficou reservada para a decoração para fazer tiras e colocá-las sobre o recheio. Leve ao forno preaquecido por uma hora e meia. Sirva.

CANELONE DE RICOTA chef Samuele Oliva

Ingredientes para a massa
]2 xícaras de sêmola de grano duro
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
5 ovos caipira inteiros
Ingredientes para o recheio
3 xícaras (chá) de ricota
1 maço de espinafre fresco
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 pitada de noz-moscada
2 gemas de ovos
3 colheres (sopa) de azeite
sal e pimenta a gosto
Ingredientes para o molho
1 sachê ou 1 caixinha de molho branco pronto
2 copos de molho de tomate

Modo de preparo da massa
Em uma superfície lisa, misture as duas farinhas com as mãos. Faça um buraco no meio e acrescente os ovos inteiros e uma pitada de sal e continue misturando com a massa suavemente com a ponta dos dedos até a massa ficar homogênea.
Dica: Para saber quando a massa estiver pronta, corte-a ao meio com um faca para se certificar que a massa está bem firme e lisa. Reserve e deixe descansar por alguns minutos.
Após o tempo de descanso, abra a massa com um rolo e envolva-a em um saco plástico. Leve até a geladeira por dez minutos.
Cozinhe a massa em água fervente em água e sal. Reserve.
Modo de preparo do recheio
Em um frigideira, refogue o espinafre no azeite com uma pitada de sal e pimenta e salteie por alguns minutos até começar a soltar o sumo.
Com uma peneira, esprema o espinafre com uma colher e tire o excesso do suco.
Coloque o espinafre sobre uma tábua e pique bem picadinho.
Em uma travessa, misture a ricota, o parmesão, a gema de ovo, o espinafre e uma pitada de sal. Misture bem. Em seguida, coloque o recheio em um saco plástico (próprio para culinária), corte a ponta, como se fosse um saco de confeiteiro.
Coloque uma quantidade de recheio suficiente para cobrir toda a massa e enrole. Em seguida, corte o canelone no tamanho que desejar.
Finalização
Aqueça os molhos separadamente em uma panela.
Unte o fundo de uma travessa com os molhos e alterne com a massa, molho e o queijo parmesão. Leve ao forno pré-aquecido por dez minutos, aproximadamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;