Turismo Titulo Bahia
Camaçari sedia encontro de danças circulares
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
13/01/2011 | 07:24
Compartilhar notícia


Nem só de rebolation vive a Bahia. Entre os dias 27 e 31, a Praia de Busca Vida, em Camaçari, servirá de palco para a quarta edição do Encontro de Danças e Músicas do Mundo - Dançando pela Paz, promovido pelo Centro de Estudos Universais. A ideia é reacender o espírito comunitário que a prática das danças circulares proporciona, além de garantir benefícios à saúde.

Profissionais da Sérvia, Grécia, Itália e do Brasil realizarão aulas de dança de várias etnias durante o dia, com direito a sessões de relaxamento, paneuritmia, alongamento e massagem. Como estamos na Bahia, também não faltarão sambas de roda, cantigas e danças de orixás.

Entre os professores internacionais, destaque para Simona Jovic (especializada em danças ciganas do Rajastão, Ásia Central, Rússia, Romênia, Hungria e Turquia), Kyriakos Moisidis (danças do Norte da Grécia, Turquia e Ásia Menor) e Alessandra Belloni (percussão, danças, cantos místicos e rituais do Sul da Itália). Os brasileiros Matheus Costa Pozatti e Wilson Leipnitz também ministrarão a Oficina de Dança para Homens, a fim de promover a harmonização do masculino e do feminino.

À noite, os participantes poderão colocar em prática as experiências adquiridas durante o dia com os shows de música dos Balcãs da banda Balkan Drum Band. Lideradas pelo búlgaro Martin Lazarov (oboé), as apresentações contarão com a participação especial do clarinetista búlgaro Boiko Sabev, do grego Panagiotis Zikidis (acordeon, bouzouki e sopros) e da cantora búlgara Violeta Lazarova. O Brasil será representado por Gabriel Levy (acordeon) e pela professora de danças étnicas Betty Gervitz.

"Conhecer outros povos através da dança é uma forma de respeitar e preservar as diversidades, nos colocando como cidadãos planetários que cultivam a alegria, harmonia e beleza como forma de resistência", justifica a psicoterapeuta Glaucia Rodrigues, do Centro de Estudos Universais.

Embora as danças circulares indígenas não façam parte da programação, a renda do evento será revertida ao Programa de Segurança Alimentar da aldeia Tekoá Itanhaen, em Santa Catarina.

 

SERVIÇO

O encontro será realizado no Hotel Bahia Plaza Resort, que organizou pacotes especiais para os participantes.

Endereço: Km 8 da Estrada do Coco, Praia de Busca Vida, Camaçari.

A inscrição custa R$ 800 (sem hospedagem) e pode ser feita pelo telefone 9912-1208, com Dora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;