Economia Titulo Em atraso
Inadimplência de pessoas físicas cresceu em dezembro
da Redação
13/01/2011 | 07:14
Compartilhar notícia


O crescimento nas vendas do comércio e a elevação dos juros de algumas operações financeiras contribuíram para o aumento da inadimplência entre os consumidores. Dados da pesquisa da Equifax, empresa de informação e inteligência para decisão e gestão empresarial, mostram que, em dezembro de 2010, foi registrado o volume de 1.664.294 cheques devolvidos.

O número representa aumento de 4,11% em relação a novembro. Na comparação com dezembro de 2009, o volume foi 9,47% menor. Em relação aos dias úteis, os dados foram os mesmos.

Alcides Leite, consultor da Equifax, explica que o crescimento das vendas do comércio no período, devido às festas de fim de ano, e as elevações dos juros de algumas operações financeiras contribuíram para o aumento dos cheques devolvidos em dezembro. "Para os próximos meses, a possível elevação dos juros no comércio deve influenciar o comportamento da inadimplência, provocando leve aumento", estima.

PROTESTO - Quanto ao volume de títulos protestados, os dados mostram que, em dezembro, houve aumento de 2,10% frente a novembro e queda de 0,59%, em relação ao mês de dezembro de 2009. Na comparação por dias úteis, o resultado do mês passado foi 11,22% menor que o de novembro e 4,91% inferior a dezembro de 2009.

O modesto crescimento do volume de títulos protestados em dezembro deve-se à expansão das emissões de títulos e aos primeiros efeitos do aumento nas taxas de juros. "Para os próximos meses, o volume de títulos protestados tende a apresentar pequena elevação, consequência das restrições monetárias que a equipe econômica do governo deve adotar", reforça Leite.

Em dezembro foram registrados 692.109 protestos, contra 677.871 apurados em novembro e 696.223 registrados em dezembro do ano passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;