Economia Titulo Expectativa
Projeção para a inflação oficial este ano chega a 5,32%
Da Agência Brasil
03/01/2011 | 10:46
Compartilhar notícia


Analistas do mercado financeiro consultados pelo BC (Banco Central) esperam que a inflação oficial fique em 5,32% em 2011, indica o boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira. A previsão anterior para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) era de 5,31%.

A estimativa está acima do centro da meta de inflação de 4,5%, mas dentro do limite superior de 6,5%. Cabe ao BC perseguir a meta de inflação e, para isso, a instituição usa como principal instrumento de controle da demanda de bens e serviços a taxa básica de juros, a Selic.

Na expectativa dos analistas, essa taxa deve encerrar 2011 em 12,25% ao ano. Atualmente, a Selic está em 10,75% ao ano. O aumento da taxa deve começar este mês, na avaliação dos analistas. A expectativa é que a Selic suba de 10,75% ao ano para 11,75% ao ano, na reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do BC marcada para os dias 18 e 19 de janeiro.

A pesquisa semanal do BC com analistas de mercado também traz projeções para os demais índices de inflação. A expectativa para o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação IPC-Fipe (Instituto de Pesquisas Econômicas), este ano, passou de 4,88% para 4,91%.

A estimativa para o IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) foi alterada de 5,51% para 5,50%, este ano. Para o IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado) este ano, a expectativa permanece em 5,54%.

A estimativa dos analistas para os preços administrados permanece em 4,50%, em 2011. Os preços administrados são aqueles cobrados por serviços monitorados, como combustíveis, energia elétrica, telefonia, medicamentos, água, educação, saneamento, transporte urbano coletivo, entre outros.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;