Internacional Titulo Intensificação
Insurreição talibã ganha força e aumenta a insegurança
Da AFP
27/12/2010 | 13:28
Compartilhar notícia


A insurreição dos talibãs se ampliou nos últimos meses para regiões do Afeganistão que nunca haviam sido afetadas, afirmou um alto funcionário da ONU em Cabul.

"Paralelo à intensificação do conflito em certas partes do país, vimos surgir grupos insurgentes em distritos que anteriormente não haviam sido um alvo", afirmou Kieran Dwyer, integrante da Unama (Missão da ONU no Afeganistão).

O Wall Street Journal publicou nesta segunda-feira dois mapas confidenciais das Nações Unidas que mostram uma clara deterioração da segurança durante 2010, especialmente nas regiões norte e noroeste do país.

"Em certas partes do país se tornou incrivelmente difícil trabalhar durante 2010, em consequência da insegurança que afeta principalmente os trabalhadores humanitários e os funcionários do governo responsáveis pelos serviços prestados à população", completou Dwyer, que disse não ter lido a reportagem do jornal americano e que não estava autorizado a fazer comentários sobre os mapas publicados.

Segundo os mapas, a situação permanece de "risco muito alto" no sul e parte do leste, onde se concentram grande parte das operações das forças internacionais. Em 16 distritos do norte e noroeste, o nível de risco passou de "baixo" ou "médio" para "alto", enquanto em apenas dois - nas províncias de Kunduz e Herat - caiu de "alto" para "médio".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;