Internacional Titulo Violência
Atentados deixam sete mortos e 51 feridos em Ramadi
Da AFP
27/12/2010 | 10:07
Compartilhar notícia


Pelo menos sete pessoas, incluindo quatro policiais, morreram e 51 ficaram feridas nesta segunda-feira em dois atentados em Ramadi, 100 km ao oeste de Bagdá, que tiveram como alvos prédios do governo.

Segundo a polícia, um carro-bomba explodiu perto da sede da administração provincial, no coração da cidade. Quinze minutos depois, um terrorista suicida detonou seus explosivos em meio às ambulâncias e socorristas que atendiam as vítimas da primeira bomba.

Há quatro policiais entre os mortos e pelo menos 51 pessoas feridas, incluindo mulheres e crianças.

É o terceiro ataque este ano contra a sede do governo de Anbar. Desta vez, o atentado ocorreu um dia depois da posse do novo chefe da polícia provincial.

Além disso, é o primeiro ataque desde que o primeiro-ministro Nuri al-Maliki foi confirmado para seu segundo mandato, após uma crise política provocada pela indefinição do novo governo.

"Um carro-bomba explodiu às 9H30 (4H30 de Brasília) e 15 minutos depois, no mesmo local, um homem-bomba detonou explosivos", disse Rahim Zebine, porta-voz da polícia de Ramadi.

"Há sete mortos, entre eles quatro policiais, e 51 feridos, incluindo mulheres e crianças", completou Zebine.

Um funcionário do necrotério local indicou ter recebido os sete corpos, e o hospital da província confirmou ter atendido as vítimas que escaparam apenas com ferimentos.

De acordo com a polícia, os dois ataques aconteceram em Al-Ziut, um cruzamento muito utilizado pela polícia e por membros do governo para entrar e sair de seus locais de trabalho.

"Eu estava perto do carro quando ele explodiu em meio a uma grande multidão, incluindo mulheres e crianças", relatou Abdel Hakim al-Dulaimi, de 50 anos. "Algumas vítimas saíram literalmente voando pelos ares".

Cerca de 20 carros foram destruídos pelas explosões; várias casas e lojas próximas tiveram suas fachadas danificadas.

"Eu estava em casa, tomando meu café da manhã, quando a primeira bomba explodiu, estilhaçando minhas janelas", contou Majid Shahut, 34, que mora perto do cruzamento.

"Corri para fora e vi vários carros pegando fogo, e mulheres, policiais e crianças no chão. Quando as equipes de emergência chegavam, um homem vestido de policial se explodiu no meio das ambulâncias e vítimas".

"Fiquei ferida nos braços e em uma perna", disse Shahut, que permanece internada no hospital.

Um ataque semelhante, no mesmo local, matou 11 pessoas, incluindo seis policiais, no dia 12 de dezembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;