D+ Titulo Edição 209
Bicicleteiros

Quem anda de bicicleta quer relaxar, se sentir livre e ter
mais qualidade de vida; pedalar deixou de ser apenas lazer

Bruna Gonçalves
do Diário do Grande ABC
21/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Quem anda de bicicleta, quer relaxar, se sentir livre e ter mais qualidade de vida. Mas pedalar deixou de ser só lazer. Segundo a pesquisa Origem e Destino, feita pelo Metrô de São Paulo, o número de viagens de bike - para escola, trabalho e outros locais - passou de 162 mil para 304 mil por dia entre 1997 e 2007.

Nícolas de Melo Machado, 17 anos, de São Caetano, faz parte da estatística. Mais do que pedalar aos domingos com a família, há três meses trocou o transporte público pela magrela. Todo dia, volta da escola com bicicleta pública disponível em sua cidade. "Levava 50 minutos de ônibus e agora vou em 20. Ganhei tempo, faço exercício e ainda caminho até chegar em casa", diz Nícolas, que fica esperto no trânsito (confira dicas abaixo).

Para ter acesso à bicicleta, ele se cadastrou no www.brasilemovimento.com.br e recebeu cartão que permite pegá-la e deixá-la em qualquer uma das oito estações. "As pessoas não estão acostumadas, pois nem sempre têm onde estacioná-la. Dessa forma, dá para ir aos lugares sem preocupação."

Como todo exercício, pedalar tem inúmeros benefícios. "Ajuda no fortalecimento dos membros inferiores, reduz os riscos de doenças cardíacas, diabetes e obesidade, além de melhorar o equilíbrio e agilidade", explica Timóteo Araújo, professor do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano.

Fernanda de Andrade, 13, de São Bernardo, nunca foi fã de bike, mas viu na magrela a chance de melhorar a saúde. "Há um ano comecei a fazer spinning e estou me preparando para competição de triatlo (modalidade que une natação, ciclismo e corrida). Precisa mudar a alimentação e ter disciplina, mas vale a pena." Além do treino, ela pedala aos fins de semana. "Esqueço a irritação e a pressão da escola."

Antes de andar de bike a recomendação é fazer alongamento, beber água, se alimentar bem e usar calçado e roupa confortáveis. Outro cuidado é com a postura. "Se a bicicleta não for adequada pode sobrecarregar o joelho e a coluna", afirma Edison Noboru Fujiki, professor de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina do ABC.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;