Internacional Titulo Manobras militares
Rússia: manobras sul-coreanas ameaçam estabilidade
Da AFP
20/12/2010 | 12:20
Compartilhar notícia


A diplomacia russa acredita que as manobras militares sul-coreanas com munição de verdade, em uma ilha recentemente bombardeada pela Coreia do Norte, são uma ameaça à estabilidade da península coreana, indicou nesta segunda-feira a agência Interfax.

"A península estava à beira de um conflito armado (quando as forças norte-coreanas bombardearam a ilha de Yeonpyeong em 23 de novembro), por isso todas as partes devem exibir moderação e renunciar a qualquer ação que possa gerar uma escalada", afirmou uma fonte diplomática russa.

"Acreditamos que as manobras realizadas com munição real não correspondem a este objetivo", acrescentou.

Seul levou a cabo manobras militares na ilha de Yeonpyeong, apesar das ameaças de uma réplica da Coreia do Norte, a partir das 14h30 no horário local (3h30 de Brasília). As operações duraram cerca de uma hora.

No fim de semana, Pyongyang prometeu um "desastre" caso a Coreia do Sul não renunciasse à execução das manobras militares.

Os moradores de Yeonpyeong e de outras quatro ilhas vizinhas haviam recebido durante a manhã ordens de se protegerem em abrigos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;