Economia Titulo No mês
Inadimplência em novembro foi a maior desde 2005
da Agência Brasil
14/12/2010 | 07:35
Compartilhar notícia


O percentual de consumidores que, em novembro, deixaram de pagar suas dívidas dentro dos prazos previstos foi 3,5% maior que no mês anterior e 23,2% superior a novembro de 2009. Esta foi a sétima alta consecutiva do ano e foi também a maior elevação comparativa registrada em um mês de novembro desde 2005.

Segundo os economistas da Serasa Experian responsáveis pelo indicador, o crescimento da inadimplência entre as pessoas físicas é resultado do maior endividamento e comprometimento da renda do consumidor e do acumulo de dívidas com as compras nas datas comemorativas do varejo.

Para os economistas, a inadimplência se agravou e mudou de patamar, já que, desde junho de 2010, o indicador vinha apresentando crescimentos mensais inferiores a 1,9%. A expectativa dos economistas é que, neste fim de ano, os consumidores continuem contraindo novas dívidas.

Com isso, a taxa de inadimplência, que, desde janeiro, já acumula alta de 5%, no fim do ano deve se aproximar dos mesmos 5,9% de elevação verificados no ano passado.

A inadimplência com empresas não bancárias cresceu 7,7%; dívidas com cheques sem fundos e com os títulos protestados também tiveram alta; débitos com bancos caíram 2,3%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;